CIDADÃO: DIREITOS E DEVERES
“ Gostei do projeto porque me ensinou muita coisa boa.
Vinicius Sackser | aluno(a)
“ É valido esse projeto, pois minha filha aprendeu muito e as atividades realizadas trazem para a realidade e desperta cada vez mais o gosto de aprender.
Luciane Heinen | responsável
Pergunta Exploratória
O que vimos e ouvimos no espaço observado?
Expedição Investigativa
Passeio com paradas em pontos estratégicos da cidade, como rótulas e cruzamentos, para observar o trânsito de veículos e pedestres.\nRoda de conversa com a turma para colheita de dados.\nProdução escrita e artística sobre o que mais lhes chamou a atenção na expedição e sobre o que observaram.
Objetivos
Motivar e melhorar as relações na comunidade nos níveis de participação em diferentes escalas, através de um conjunto de ações para uma troca de experiência sobre os direitos, deveres, responsabilidades que a sociedade espera de todo cidadão.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, famílias, Polícia Militar
Articulação com o currículo
Língua portuguesa: produção escrita.\nEnsino Religioso: valores.\nEducação Física: regras.\nGeografia e História: localização, legislação, organização de uma cidade.\nLíngua Portuguesa e Artes: escrita e ilustração.\nEnsino Religioso: relacionamento familiar, direitos e deveres.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na roda de conversa e nas produções escritas e artísticas, os alunos relataram e expressaram o que perceberam durante a expedição. Demonstraram interesse em aprender mais sobre as regras de trânsito e também de convivência, em geral, relatando terem muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer. Questionaram sobre o fato da faixa de pedestres estar tão próxima à rótula, o que dificulta o tráfego de veículos e diminui a visão do motorista e que gostariam de ver um semáforo de perto e saber como ele funciona.