Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
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Projeto

CIDADÃO: DIREITOS E DEVERES Gostei do projeto porque me ensinou muita coisa boa.
Vinicius Sackser | aluno(a)
É valido esse projeto, pois minha filha aprendeu muito e as atividades realizadas trazem para a realidade e desperta cada vez mais o gosto de aprender.
Luciane Heinen | responsável
Pergunta Exploratória

O que vimos e ouvimos no espaço observado?

Expedição Investigativa

Passeio com paradas em pontos estratégicos da cidade, como rótulas e cruzamentos, para observar o trânsito de veículos e pedestres.\nRoda de conversa com a turma para colheita de dados.\nProdução escrita e artística sobre o que mais lhes chamou a atenção na expedição e sobre o que observaram.

Objetivos

Motivar e melhorar as relações na comunidade nos níveis de participação em diferentes escalas, através de um conjunto de ações para uma troca de experiência sobre os direitos, deveres, responsabilidades que a sociedade espera de todo cidadão.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, direção, famílias, Polícia Militar

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: produção escrita.\nEnsino Religioso: valores.\nEducação Física: regras.\nGeografia e História: localização, legislação, organização de uma cidade.\nLíngua Portuguesa e Artes: escrita e ilustração.\nEnsino Religioso: relacionamento familiar, direitos e deveres.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na roda de conversa e nas produções escritas e artísticas, os alunos relataram e expressaram o que perceberam durante a expedição. Demonstraram interesse em aprender mais sobre as regras de trânsito e também de convivência, em geral, relatando terem muitas dúvidas sobre o que pode e o que não pode fazer. Questionaram sobre o fato da faixa de pedestres estar tão próxima à rótula, o que dificulta o tráfego de veículos e diminui a visão do motorista e que gostariam de ver um semáforo de perto e saber como ele funciona.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos

Turma
2º Ano

Número de alunos
6

Educadores
Gorete Ignes Piccini Wickert, Izabel Miotto, Janice Menoncini, Nilce Schmitz e Roberto Ruver

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Polícia Militar de São Carlos, Indústria e Comércio de Móveis Léo

O desenvolvimento deste projeto foi de grande valia, pois os alunos conseguiram ampliar o conhecimento sobre seus direitos e deveres.