Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

APRENDER BRINCANDO É MAIS LEGAL! É legal, adorei levar a caixa para formar palavras. É mais divertido aprender brincando.
Diogo Massing | aluno(a)
Achamos muito importante e interessante para o desenvolvimento da alfabetização da nossa filha. É de extrema importância a ludicidade no ensino/aprendizagem e da alfabetização. Parabéns aos professores pelo papel importante que estão desenvolvendo com nossa filha e pela escola por pensar sempre em primeiro lugar o ensino.
Marieli Gottschalk | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a forma mais divertida de aprender brincando?

Expedição Investigativa

Realizamos a expedição na brinquedoteca da própria escola. Ao chegarmos na sala, os alunos logo se encantaram com a variedade de brinquedos. Demonstraram interesse em diversos, porém, focamos nos que auxiliam no processo de ensino/aprendizagem, destacando a leitura e escrita, assim como também na área matemática. Exploraram os diversos brinquedos como quebra-cabeça das letras, jogo da velha, junções de palavras, histórias, mercadinho, jogo da memória, etc. Ao voltarmos à sala de aula, realizamos um diálogo onde os alunos relataram o que mais chamou a atenção deles, na qual foi o mercadinho, jogo da velha, quebra-cabeças e os mais diversos jogos de alfabetização.

Objetivos

Alfabetizar os educandos de forma lúdica e divertida, motivando-os ainda mais no processo de ensino e aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professoras, direção, pais.

Articulação com o currículo

Língua portuguesa: leitura, oralidade, letras, vogais, sílabas, formação e escrita de palavras.\nMatemática: números e cálculos matemáticos.\nArtes: ludicidade, criatividade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professor Mário Xavier dos Santos

Turma
1º Ano

Número de alunos
19

Educadores
Kellyn Cristina Willms e Marcia Schomberger

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Famílias

Foi pensado neste projeto como uma forma de ensinar o que é necessário de uma forma mais lúdica e prazerosa aos educandos, visando que o projeto é interessante na qual, ajudou no processo de ensino/aprendizagem auxiliando na alfabetização. As crianças demonstraram interesse pelos jogos e brincadeiras envolvidos no projeto, interagindo e participando com entusiasmo.