Espaços e formas diferentes de ler
Pergunta Exploratória
Em que espaços posso ler de forma lúdica além da escola adquirindo conhecimento e aprendizagem?
Expedição Investigativa
No dia 24 de abril de 2018 no turno da manhã os alunos do Pré ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Castro Alves da linha São José Planalto realizaram um passeio na Cidade de Planalto para conhecer espaços lúdicos a fim de poder ler de forma lúdica e atrativa.\nIniciamos conhecendo o centro administrativo onde se encontra a SMED secretaria esta que nos acompanha a fim de conversar com a secretária e coordenadora sobre nossa boa pergunta e como gostaríamos de realizar nosso projeto.\nA seguir conhecemos a Escola de Educação infantil Monteiro Lobato cujo nome estudamos na escola sobre este autor. Lá conhecemos a biblioteca onde os alunos puderam ler livros e também a diretora Maristela Aita contou uma história com fantoches e avental literário para os alunos.
Objetivos
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno, promovendo o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; \nPossibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola e fora dela, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Comunidade de Aprendizagem
Smec, Chapecó Criança, EMEI Monteiro Lobato, Familiares
Articulação com o currículo
Português: Ortografia e gramatica básica para saber regras de português na escrita de textos, leitura, interpretação, desenho livre, recorte, colagem. . \nMatemática: Histórias matemática oral e escrita,formas geométricas.\nCiências: estações do ano, clima, cinco sentidos.\nHistória: tempo e espaço. \nGeografia: mapas \nEducação Infantil e 1º ano:\nLeitura de imagens \nDesenhos livres \nSequencia lógica