Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Revivendo, recriando e entendendo a cultura Foi bem legal! Foi uma atividade diferente, que trouxe experiências envolvendo a cultura. A vinda do poeta foi interessante, ele fez uma belo trabalho. Eu tive a oportunidade de declamar um soneto com ele, foi um aprendizado para mim, pois nunca tinha vivenciado essa experiência. Me fez querer aprender mais sobre poesia. Pretendo participar do segundo café poético, mesmo que não esteja mais aqui na escola, vou querer declamar um poema.
Bruna Aparecida Beni | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que é cultura?

Expedição Investigativa

Nossa primeira expedição investigativa foi no Museu de Almirante Tamandaré do Sul, quando os alunos observaram o espaço do CTG que receberá a Casa de Cultura. Após a experiência, ao voltar para escola, conversamos sobre a expedição e decidimos pesquisar sobre a cultura do município.

Objetivos

Despertar na comunidade escolar o interesse pela poesia a partir de curiosidades sobre a cultura.

Comunidade de Aprendizagem

Tivemos a participação do Poeta e Pajador Pedro Junior Lemos da Fontoura, que foi nossa estrela do Café Poético, junto com as crianças. Também tivemos a participação do músico Jorge Dorneles. \nO prefeito Valdecir Gomes da Silva participou esclarecendo dúvidas sobre a casa de cultura, em entrevista concedida às crianças. A professora Marli, da Secretaria de Educação e Cultura, também concedeu entrevista.

Articulação com o currículo

O projeto sobre cultura foi organizado em duas ramificações: cultura do município e indígena. \nPara cada segmento organizamos o índice formativo e o roteiro de pesquisa. Sobre a cultura do município, decidimos entrevistar pessoas da comunidade e o senhor prefeito para esclarecermos dúvidas sobre a futura Casa de Cultura. Aprendemos a organizar uma entrevista, a registrar e organizar nossos dados através de um relatório, na disciplina de português. Também trabalhamos com poesias desde o mês de abril, por isso achamos importante registrarmos num momento poético. Então, a turma resolveu realizar um Café Poético. Também um concurso para escolha do nome do projeto. \nSobre a cultura indígena visitamos o museu da Unijuí, onde vimos exposição sobre os povos indígenas, energias e ainda visitamos o museu militar em Panambi. \nRealizamos pesquisa em livros e na internet, produzimos artefatos indígenas. \nHistória, Geografia, Artes e Português.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Realizamos um processo assemblear para delimitar o tema do projeto com o 6º ano.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Raimundo Nedel

Turma
6º ano

Número de alunos
12

Educadores
Denise Halbert Fiorio, Daniela Dal Molin, Elisandra de Oliveira

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Almirante Tamandaré do Sul

Cooperativa
SICREDI ALTO JACUÍ RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ALMIRANTE TAMANDARE DO SUL

Apoiadores
Rede de Mobilização pela Educação PUFV, Vereadores de Almirante Tamandaré do Sul, Professora Marli Fátima Cereza, Salete Aires, Elisandra de Oliveira, Beatriz Ecker Soares.

Eu acredito que a escola tem que ter vida! A literatura contribui muito para que isto aconteça, pois são muitas as possibilidades: poesia, música, teatro... \nSou uma apaixonada pela educação e acredito que só teremos um Brasil melhor ou uma escola que queremos com a educação sendo valorizada.

Repercussão na mídia

O Café Poético e a entrevista com prefeito e comunidade foram notícia no jornal Integração, de Almirante Tamandaré do Sul. \nTambém foi divulgado no Portal NorteRS e no site da Prefeitura:\nhttps://almirantetamandaredosul.rs.gov.br/noticias//983/dia-da-crianua-nas-escolas
http://www.norters.com.br/noticia/2271/variedades/almirante-sedia-o-1%C2%BA-cafe-poetico-da-emef-raimundo-nedel