Revivendo, recriando e entendendo a cultura
“ Foi bem legal! Foi uma atividade diferente, que trouxe experiências envolvendo a cultura. A vinda do poeta foi interessante, ele fez uma belo trabalho. Eu tive a oportunidade de declamar um soneto com ele, foi um aprendizado para mim, pois nunca tinha vivenciado essa experiência. Me fez querer aprender mais sobre poesia. Pretendo participar do segundo café poético, mesmo que não esteja mais aqui na escola, vou querer declamar um poema.
Bruna Aparecida Beni | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que é cultura?
Expedição Investigativa
Nossa primeira expedição investigativa foi no Museu de Almirante Tamandaré do Sul, quando os alunos observaram o espaço do CTG que receberá a Casa de Cultura. Após a experiência, ao voltar para escola, conversamos sobre a expedição e decidimos pesquisar sobre a cultura do município.
Objetivos
Despertar na comunidade escolar o interesse pela poesia a partir de curiosidades sobre a cultura.
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos a participação do Poeta e Pajador Pedro Junior Lemos da Fontoura, que foi nossa estrela do Café Poético, junto com as crianças. Também tivemos a participação do músico Jorge Dorneles. \nO prefeito Valdecir Gomes da Silva participou esclarecendo dúvidas sobre a casa de cultura, em entrevista concedida às crianças. A professora Marli, da Secretaria de Educação e Cultura, também concedeu entrevista.
Articulação com o currículo
O projeto sobre cultura foi organizado em duas ramificações: cultura do município e indígena. \nPara cada segmento organizamos o índice formativo e o roteiro de pesquisa. Sobre a cultura do município, decidimos entrevistar pessoas da comunidade e o senhor prefeito para esclarecermos dúvidas sobre a futura Casa de Cultura. Aprendemos a organizar uma entrevista, a registrar e organizar nossos dados através de um relatório, na disciplina de português. Também trabalhamos com poesias desde o mês de abril, por isso achamos importante registrarmos num momento poético. Então, a turma resolveu realizar um Café Poético. Também um concurso para escolha do nome do projeto. \nSobre a cultura indígena visitamos o museu da Unijuí, onde vimos exposição sobre os povos indígenas, energias e ainda visitamos o museu militar em Panambi. \nRealizamos pesquisa em livros e na internet, produzimos artefatos indígenas. \nHistória, Geografia, Artes e Português.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizamos um processo assemblear para delimitar o tema do projeto com o 6º ano.