Nosso Município, nossa história.
Pergunta Exploratória
O que é legal e o que não é legal nesse lugar?
Expedição Investigativa
Em conversa com os alunos ficou combinado a visita a biblioteca da escola e a biblioteca pública para conhecimento.Durante a expedição investigativa , os alunos puderam observar as diferenças e semelhanças entre a biblioteca da escola e a biblioteca municipal. Ambas possuem um bom acervo de livros, local tranquilo e adequado a leitura e pesquisa. Porém, a acessibilidade aos dois locais precisa ser melhorada, sendo que o acesso se da somente por escadas. Mas foi durante a visita a biblioteca pública que os alunos tiveram sua curiosidade aguçada. No prédio onde se encontra a biblioteca pública também funciona o museu municipal. Os alunos ficaram fascinados pelas fotos e objetos antigos que puderam ver e isso ficou evidente em seus desenhos e nas escritas sobre o passeio que ficaram registados em cartaz.
Objetivos
Conhecer a história do município de Tenente Portela e da Escola Ayrton Senna.
Comunidade de Aprendizagem
Professores e alunos responsáveis pela contação de história, teatro e apresentação de maquetes.\Organizadores da feira do livro municipal. A família\Museu\Senhor Josilco de Castro.\Professora Irani Balestrin\Praças de Tenente Portela. Praça do Imigrante\Praça Tenente Bins\Praça Tenente Paiva\Praça Tenente Portela\Comunidade indígena do Guarita\Cacique\Professores e alunos da escola indígena \Representantes da aldeia\Cidade de Tenente Portela
Articulação com o currículo
Contação de histórias e apresentações de teatros\origem , nome e emancipação do município de Tenente Portela;\desenho, pintura e exposição de maquetes;\História do município – História de vida do meio urbano e rural; fatos históricos; Paralelo, nosso município ontem e hoje;\gráficos, tabelas e problemas matemáticos;\na importância da cultura indígena para nossa história;