Placas Tectônicas: Vesúvio
“ Com esse projeto descobrimos coisas que não sabíamos, foi muito legal e divertido trabalhar sobre vulcões e as placas tectônicas, e a palestra com o Geólogo Leonardo Manara foi muito esclarecedora.
Amanda Barreto Moreira | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Conhecer a estrutura de um vulcão e a sua relação com as placas tectônicas, observando assim, o que eles nos revela.
Expedição Investigativa
Os alunos assistiram documentários: Planeta Feroz, Poder e Devastação, entre outros, slides com os maiores vulcões do mundo, assistiram filmes: Pompéia e o Inferno de Dante, e depois cada um disseram o que observaram: lava, erupção, explosão, Vesúvio, pessoas petrificadas, destruição, fumaça, fogo, rocha, placas tectônicas, Mauna Loa, Pompéia, morte, chuva de lama e Sakurajima. Após observarem os vulcões, cada aluno fez no seu caderno listas de palavras, produções de textos, ditado, separação silábica, acrósticos, desenhos do que observaram durante as expedições e ao final da expedição apresentaram para os alunos da escola uma experiencia utilizando vulcões de argila com vinagre e bicarbonato de sódio, para explicar melhor como ocorre a erupção de um vulcão.
Objetivos
• Levar o aluno a ler, interpretar, pesquisar, produzir e entender como funciona o movimento das placas tectônicas e a sua relação com os vulcões.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem foi formada por toda a equipe escolar e o Sicredi.
Articulação com o currículo
O projeto se desenvolveu através da articulação curricular por meio de estabelecimento de relação entre disciplinas e conteúdos, ou seja, a interdisciplinariedade das matérias.