Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Plantas Medicinais
Pergunta Exploratória

Conhecer as propriedades medicinais de diferentes plantas, identificando as principais plantas utilizadas no Brasil para o tratamento de doenças e conhecer os riscos do consumo excessivo das plantas medicinais.

Expedição Investigativa

• Livros de receitas de chás da vovó ou da mamãe;\n• Uso dos meios de comunicação para o aprimoramento da pesquisa;\n• Lenda do alecrim e do guaraná;\n• Pesquisas e entrevistas com pessoas idosas, para saber sobre quais as plantas medicinais mais usadas por eles e para que serve cada uma delas;\n• Catalogação de plantas da região.

Objetivos

• Levar o aluno a ler, interpretar e produzir textos, melhorando sua ortografia e leitura, como também resgatar os valores das plantas medicinais, no meio em que se vive.

Comunidade de Aprendizagem

Os apoiadores financeiros deste projeto foi o Banco Sicredi, juntamente com os apoiadores não financeiros que fazem fazem parte da equipe escolar.

Articulação com o currículo

Como meio de articulação curricular foi utilizado o meio interdisciplinar.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Cirila Francisca da Silva

Diretor
Florisvaldo Gonçalves da Cruz

Turma
4° ano A Matutino

Número de alunos
12

Educadores
Maria Sinforosa Martins e Concebida Correia Mendes

Estado
Mato Grosso

Município
Pontes e Lacerda

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PONTES E LACERDA

Apoiadores
Equipe escolar e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Dayane de Freitas Lourdes
O projeto contribuiu para resgatar conhecimentos tradicionais passado de pai para filho. Por ser uma escola localizada na zona rural, o acesso dessas plantas foram de fácil acesso. Ao final do trabalho, foi realizado uma apresentação e experimentação de chás com bolos na escola para toda comunidade escolar.
Daniela Santana Lourenço | Professor(a)