Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Somos todos iguais, mas diferentes Eu gostei da atividade do projeto onde lemos o livro da família, gostei por que toda família fez juntos a atividade, foi uma oportunidade de toda família se conhecer melhor. E ver que todos são iguais, não importa a cor e a raça, a cultura ou a religião. Além de todos poderem, se expressar pelo desenho. Somos todos iguais mas diferentes onde seja que for.
Yohana Dalferth | aluno(a)
Os nossos filhos gostam muito de participar dos projetos do União Faz a Vida e sentem-se muito satisfeitos. Em relação a este projeto, realizamos a atividade encaminhada pelo SCFV e percebemos que nos identificamos com algumas famílias que aparecem no Livro da Família. Gostamos de desenvolver a atividade, pois foi um momento de diversão e cooperação onde todos da família foram envolvidos.
Daiane Bheling | responsável
Pergunta Exploratória

Por que devemos respeitar as diferenças?

Expedição Investigativa

Aconteceu no laboratório de informática, onde pesquisaram as diferenças de gêneros e os diferentes tipos de família comparando as famílias atuais e as famílias do passado. Foi muito interessante e produtiva. \nOs alunos ampliaram seus conhecimentos sobre as diversidades humanas existentes. Diversidades de gênero, raciais, familiares, profissionais, etc. Conheceram como eram a maioria das famílias antigamente e comparar com as famílias de hoje em dia. Identificaram que antigamente as famílias eram compostas por muitos filhos, maioria das mães donas de casa, nem todos os filhos estudavam, pois tinham que ajudar a trabalhar e cuidar dos irmãos, etc. Hoje em dia as famílias em sua maioria são pequenas e diferentes.

Objetivos

Oportunizar momentos para que os alunos possam identificar e conhecer a diversidade existente na sociedade humana e aprenda a importância do respeito ao próximo e as diferenças existentes.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professoras, monitores, coordenação, comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Experimentar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.\nColeta de dados, organização e registro. Construção de diferentes tipos de gráficos utilizando planilhas eletrônicas para representá-los e interpretar as informações.\nExplorar diferentes formas de registro musical não convencional, bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual e reconhecer a notação musical.\nExercitar a imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.\nConhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.


Ficha Técnica
Escola
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Turma
Turmas 1, 2 e 3

Número de alunos
128

Educadores
Nairana Terres e Dania Goelzer

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Prefeito de São Carlos, Sr. Rudi Miguel Sander

Nesse projeto trabalhamos o respeito ao próximo, não importando a raça, cor, ou mesmo a limitação física do próximo. A visita a APAE foi de grande importância para esse projeto.