O RESGATE DE BRINCADEIRAS ANTIGAS
Pergunta Exploratória
O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU AQUI?
Expedição Investigativa
AS BRINCADEIRAS E OS BRINQUEDOS POPULARES SÃO CONSIDERADOS COMO PARTE DA CULTURA, SENDO TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA ORALIDADE. A BRINCADEIRA CONSTITUI EM UM MOMENTO DE APRENDIZAGEM EM QUE A CRIANÇA TEM A POSSIBILIDADE DE VIVER PAPÉIS (FAZ DE CONTA), DE ELABORAR CONCEITOS E AO MESMO TEMPO EXTERIORIZAR O QUE PENSA DA REALIDADE. BRINCAR É UMA NECESSIDADE DA CRIANÇA, NECESSIDADE DE ENVOLVER-SE EM ALGO, CRIAR E EXERCITAR A SUA IMAGINAÇÃO. AO BRINCAR A CRIANÇA TRANSFERE SEU COTIDIANO PARA A BRINCADEIRA, BUSCANDO ENTENDER O MEIO EM QUE ESTÁ INSERIDA. A ATIVIDADE LÚDICA PERMITE A EXPLICAÇÃO DE VALORES, CONCEITOS, SENTIMENTOS DE VIVÊNCIA E ESTIMULA A SOCIALIZAÇÃO. NO ENTANTO, OBSERVA-SE CADA VEZ MAIS, QUE O CONTATO DAS CRIANÇAS COM BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS TRADICIONAIS VEM PERDENDO ESPAÇO PARA OS EQUIPAMENTOS DE ALTA TECNOLOGIA.
Objetivos
USO DA LINGUAGEM ORAL PARA CONVERSAR, COMUNICAR-SE, RELATAR SUAS VIVÊNCIAS, NECESSIDADES E SENTIMENTOS.
RECONHECIMENTO PROGRESSIVO DE SEGMENTOS E ELEMENTOS DO PRÓRPIO CORPO POR MEIO DA EXPLORAÇÃO E DAS BRINCADEIRAS.
Comunidade de Aprendizagem
RECEBEMOS AS AVÓS LURDES E MARLI PARA CONVERSAR COM AS CRIANÇAS SOBRE COMO ERAM OS BRINQUEDOS E AS BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE. ELAS CONVERSARAM, FIZERAM BONEQUINHAS COM SABUGO DE MILHO E BRINCARAM DE CANTIGAS DE RODA COM AS CRIANÇAS. TIVEMOS TAMBÉM OUTROS BRINQUEDOS COMO PIÃO, PETECA E BILBOQUÊ, TODOS DE MADEIRA. AS CRIANÇAS GOSTARAM E PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DAS BRINCADEIRAS E DO TEMPO QUE PASSARAM COM AS VOVÓS.
Articulação com o currículo
PERCEBEMOS QUE AS CRIANÇAS GOSTARAM MAIS DAS BRINCADEIRAS AO AR LIVRE BRINCADEIRAS COM BOLAS, BOLINHAS DE SABÃO, COM GIZ, PARQUINHO E COM OS BRINQUEDOS QUE CONFECCIONAMOS (BILBOQUÊ, BOLINHAS DE SABÃO E JOGO DAS CORES).