Receita Saborosa: Salada de Frutas.
Pergunta Exploratória
E como fica as crianças que não gostam de comer nem legumes e nem frutas?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no II semestre. Os alunos realizaram leituras em livros didáticos e gibis com temáticas relacionadas à alimentação saudável, assistiram a vídeos educativos e realizaram também pesquisas na internet com o intuito de conhecerem mais sobre as vitaminas de diferentes frutas, verduras e legumes. \nCom o objetivo de sentirem o sabor de deliciosas frutas, os alunos, acompanhados por adultos, preparou em sala de aula uma receita de salada de frutas. E nessa experiência eles puderam compreender as etapas de execução de uma receita.\nCabe mencionar que no momento da degustação da deliciosa salada de frutas, os alunos resolveram partilhar este momento com a turma de alunos da classe vizinha e com os demais professores e funcionários da escola.
Objetivos
Proporcionar aos alunos um contato direto com o gênero textual Receita de forma lúdica e contextualizada.
Comunidade de Aprendizagem
Participação da mãe Maria Verônica de Oliveira na confecção da receita. Cooperação dos pais dos alunos e da Professora Silvana Bento de Melo Couto.\nCada etapa do projeto foi planejada de forma lúdica e contextualizada, de modo a desenvolver a linguagem oral, a proporcionar a desinibição dos alunos e principalmente em desenvolver a participação conjunta dos mesmos, experimentando e vivenciando novas maneiras de adquirir conhecimentos.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita; Leitura informativa; Leitura e compreensão de textos instrucionais; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia. Gênero textual: Receita. Matemática: Medida de tempo; Medida de comprimento; Medida de massa; Medida de capacidade; Sistema monetário brasileiro; Fração; Resolução de problemas envolvendo medidas e moedas brasileiras. Ciências Humanas e da Natureza: Germinação das sementes; Solo: a base da vida no campo; A fertilidade do solo; A preservação do solo fértil. Observando os tipos de solos; Clima; Busca de informações; Cuidado com as plantas; Irrigação; Estações do ano; Reprodução das plantas; Vida vegetal; Higienização pessoal e dos alimentos. Arte: Pintura; Recorte; Colagem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O interesse em realizar a pesquisa e a escolha pelo tema ocorreu a partir de uma roda de conversa sobre alimentação saudável e como um dos próximos conteúdos a ser trabalhado na disciplina de Língua Portuguesa era sobre o gênero textual Receita, decidimos por unanimidade confeccionar uma saborosa salada de frutas, onde foi possível trabalhar o referido gênero de forma lúdica e contextualizada.