Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O reino encantado dos alimentos A minha mãe não deixa comer muito chocolate, bala, salgadinho, etc. porque eu posso ficar doente!
Yasmim Willms Pedroso da Silva (4 anos) | aluno(a)
Eu acho esse trabalho muito interessante, pois é uma maneira de incentivo para os pequenos para que desde pequenos aprendam a cultivar os seus próprios alimentos e para que saibam como funciona o processo de cada alimento, cada verdura. E é também uma maneira de divertimento para eles, pois cada atividade realizada irá servir no futuro.
Alexandro Carvalho | responsável
Pergunta Exploratória

O que vimos no mercado?

Expedição Investigativa

Antes de sairmos para realizar a coleta de dados, apresentamos a centopéia que nos auxiliaria na caminhada até nosso destino, bem como a maneira de conduzi-la para manter o grupo coeso. Combinamos o nosso comportamento dentro do supermercado. Chegando lá, cumprimentamos a todos e explicamos o motivo da nossa visita. Passamos a observar os alimentos saudáveis, não saudáveis e as guloseimas. Todos ajudaram a escolher alguns alimentos que iríamos adquirir, levamos um pouquinho de tudo! Retornando ao CEI, fizemos uma degustação dos alimentos, deixando a livre escolha a opção pelo que mais gosta. A maioria optou pelas guloseimas, sendo que a surpresa ficou por conta da granola, que foi a mais aceita dentre os alimentos considerados saudáveis. As frutas foram aceitas, mas de forma moderada. Ficaram encantadas com tantos alimentos expostos e disponíveis.

Objetivos

Formar na criança hábitos alimentares saudáveis que prevalecerão na vida adulta, incentivando-a fazer boas escolhas diante da infinidade de opções que o mercado e a mídia oferecem.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, professoras, estagiárias, funcionárias, famílias, comunidade em geral

Articulação com o currículo

Ter suas histórias e narrativas registradas por meio de escrita, vídeos e fotos, valorizando sua linguagem, seus pensamentos e sua imaginação;\nTer incentivo constante para ingestão de alimentos com sabores, odores e cores variadas, que proporcionem alimentação saudável e nutricional;\nParticipar de momentos coletivos de alimentação, para que imitando as crianças mais velhas e interagindo com o professor possa ir desenvolvendo atitudes autônomas de se alimentar com apoio e posteriormente sozinha;\nSer estimulado a olhar com admiração, desfrute, reverência e respeito à natureza, entendendo-a como fonte primeira e fundamental à reprodução da vida.


Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Municipal Rabisco

Turma
02 turmas de Maternal

Número de alunos
31

Educadores
Maria Lourdes Rauber, Raquel Campos, Sonia Bosing e Thanise Sprada

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Apoiadores
Nutricionista Kathleen Scherer

Acredito que ensinar as crianças o processo de cultivo de alguns alimentos saudáveis e incutir neles o gosto por cultivar o alimento que irão comer trará benefícios importantes para o desenvolvimento das crianças, além da experiência de mexer na terra, dar água para as plantinhas, cuidar.