O reino encantado dos alimentos
“ A minha mãe não deixa comer muito chocolate, bala, salgadinho, etc. porque eu posso ficar doente!
Yasmim Willms Pedroso da Silva (4 anos) | aluno(a)
“ Eu acho esse trabalho muito interessante, pois é uma maneira de incentivo para os pequenos para que desde pequenos aprendam a cultivar os seus próprios alimentos e para que saibam como funciona o processo de cada alimento, cada verdura. E é também uma maneira de divertimento para eles, pois cada atividade realizada irá servir no futuro.
Alexandro Carvalho | responsável
Pergunta Exploratória
O que vimos no mercado?
Expedição Investigativa
Antes de sairmos para realizar a coleta de dados, apresentamos a centopéia que nos auxiliaria na caminhada até nosso destino, bem como a maneira de conduzi-la para manter o grupo coeso. Combinamos o nosso comportamento dentro do supermercado. Chegando lá, cumprimentamos a todos e explicamos o motivo da nossa visita. Passamos a observar os alimentos saudáveis, não saudáveis e as guloseimas. Todos ajudaram a escolher alguns alimentos que iríamos adquirir, levamos um pouquinho de tudo! Retornando ao CEI, fizemos uma degustação dos alimentos, deixando a livre escolha a opção pelo que mais gosta. A maioria optou pelas guloseimas, sendo que a surpresa ficou por conta da granola, que foi a mais aceita dentre os alimentos considerados saudáveis. As frutas foram aceitas, mas de forma moderada. Ficaram encantadas com tantos alimentos expostos e disponíveis.
Objetivos
Formar na criança hábitos alimentares saudáveis que prevalecerão na vida adulta, incentivando-a fazer boas escolhas diante da infinidade de opções que o mercado e a mídia oferecem.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, professoras, estagiárias, funcionárias, famílias, comunidade em geral
Articulação com o currículo
Ter suas histórias e narrativas registradas por meio de escrita, vídeos e fotos, valorizando sua linguagem, seus pensamentos e sua imaginação;\nTer incentivo constante para ingestão de alimentos com sabores, odores e cores variadas, que proporcionem alimentação saudável e nutricional;\nParticipar de momentos coletivos de alimentação, para que imitando as crianças mais velhas e interagindo com o professor possa ir desenvolvendo atitudes autônomas de se alimentar com apoio e posteriormente sozinha;\nSer estimulado a olhar com admiração, desfrute, reverência e respeito à natureza, entendendo-a como fonte primeira e fundamental à reprodução da vida.