Educar para Crescer: Eu sujeito histórico
Pergunta Exploratória
Como podemos resgatar as brincadeiras folclóricas e conotações de histórias?
Expedição Investigativa
1.Visitas às famílias da comunidade e na área indígena, onde numa conversa informal as famílias deram depoimentos e os professores analisaram dados da realidade escolar. 2.As professoras observaram as crianças na escola através da rodinha da novidade e contação de histórias, as professoras puderam perceber, o que os alunos mais gostavam de fazer :ouvir e contar histórias,cantar, brincar com jogos de montagem e atividades envolvendo animais.
Objetivos
Promover a integração das crianças, a apropriação do conhecimento e da oralidade e valorização do seu eu próprio, bem como no resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e do restabelecimento da autoestima.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade escolar, pessoas da comunidade, a escritora Jussara Zanatta,e Hilda Camara a enfermeira Gabriela Lamera, técnica de enfermagem Sirlei Veloso, Nutricionistas Tayná Zancan e Glaci Lemhmann e alunas do normal do IEE PADRE VITÓRIO.
Articulação com o currículo
Linguagem oral, escrita, matemática, corporal, plástica, natureza, sociedade, lógico matemática; Linguagem musical...