Consequências dos meus atos: O valor da liberdade
“ Gostei do trabalho porque me proporcionou uma reflexão sobre minhas atitudes de hoje em relação à minha vida amanhã. Tudo que é realizado hoje terá algum reflexo no futuro.
Gabriela | aluno(a)
“ Percebi através deste projeto que minha filha mudou algumas atitudes, em relação ao comportamento em casa e na escola.
Teresa | responsável
Pergunta Exploratória
Porque as pessoas que estão ali foram presas?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no Presídio de Três Passos, no dia 26 de abril de 2018. Fomos recebidos pela administradora Dalva, ela nos guiou pelas dependências do presídio, mostrando e explicando como é o dia a dia deles e dos que lá cumprem pena. As perguntas foram direcionadas aos agentes penitenciários, bem como a administradora Dalva, os alunos se mostraram muito curiosos, os tiveram acesso a uma cela, na parte externa foi visitado o posto de saúde, a horta, também foi observado a cozinha, na entrada o agente mostrou como é o funcionamento do detector de metais. Não foi conversado com nenhum detento, mas observamos alguns detentos que estavam realizando tarefas na cozinha e na horta.
Objetivos
Refletir sobre as desigualdades sociais, má conduta, dependência química, pensar as nossas atitudes diante dos problemas encontrados no dia-a-dia, possibilitar reflexões de comportamento em sala de aula que contribuem para o aprendizado.
Comunidade de Aprendizagem
Ex alcóolatra: Dallabrida\nPadre Daniel\nEnfermeira Esiqueili (ESF2)\nPsicóloga Fernanda Furini ou palestrante da UCEFF\nInspetor ou Major Diego Munari
Articulação com o currículo
Consumo de drogas e o malefício para o organismo;\nGêneros textuais; verbos.\nAtitudes de respeito, autoestima, responsabilidade e compromisso\nCriação de cenas a partir de cenas do filme. \nAspectos políticos e culturais.\nProdução de textos; Uso dos porquês.\nValores, direitos humanos e cidadania.\nEsporte, jogo basquete. \natuação das drogas no organismo, sistema nervoso, porque causa dependência\nPorcentagem.\nGêneros textuais;\nLeitura e interpretação; oralidade; advérbios; substantivos; adjetivos.\nAuto estima, superação, família.\nArtes cênicas, musicalidade\nProdução textual através de relatórios, análise gramatical.\nValores, campanha da fraternidade e direitos humanos.\nMúsicas.\nDoenças sexualmente transmissíveis, sistema reprodutor, métodos contraceptivos, adolescência\nPorcentagem.\nProdução textual, gramática.\nValores, Direitos humanos e cidadania.\nPorcentagem.\nProdução textual gêneros variados.\nValores, Direitos humanos e cidadania.\nIlustrações, pintura.\nSistema ne