MUSICALIZANDO COM ALEGRIA
Pergunta Exploratória
O QUE VOCÊ SENTIU AQUI?
Expedição Investigativa
A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de construção do conhecimento. Favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração e da atenção.
Observamos que os bebês do Berçário I A, reagem de maneiras diferenciadas aos sons que são apresentados durante a rotina de trabalho. Sendo assim, sentimos a necessidade de explorar junto a eles as variedades sonoras que podemos executar com materiais em sala, buscando também utilizar e confeccionar objetos.
Objetivos
Realizar múltiplas possibilidades sonoras.
Comunidade de Aprendizagem
Como eu posso me expressar por meio da música?
Para a comunidade de aprendizagem convidamos no dia 11 de junho de 2018, o Daniel pai da aluna da turma Heloá. Daniel tocou e cantou algumas músicas infantis como "borboletinha, o sapo não lava o pé, parabéns para você, bom dia e pintinho amarelinho". As crianças mostraram-se interessadas, ficando atentas as músicas, fazendo gestos com as mãos e sorrindo.
Articulação com o currículo
EIXOS: MÚSICA, MOVIMENTO E ARTE
Eixo música: Participação nas cantigas e exploração, produção de sons com a voz (balbucios) e expressão corporal (palmas).
Eixo movimento: Expressão de ritmos corporais por meio de gestos como palmas, posturas e da linguagem oral, danças e brincadeiras com gestos.
Eixo arte: Experimentação de brincadeiras envolvendo músicas e gestos e ampliação das capacidades expressivas;