# Pense nas aventuras da Água.
Pergunta Exploratória
De onde vem a água que a gente bebe? Como é feito o tratamento da nossa água?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu em meados do I bimestre e deu continuidade no II semestre. Os alunos observaram em suas residências se há ou não vazamentos de água nos encanamentos ou nas torneiras. Observaram também, no percurso do caminho de casa à escola, se há presença de vazamentos de águas nas ruas. No laboratório de informática, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o assunto em estudo. \nAo visitarmos o DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município de Araputanga – MT, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem de perto as instalações da Estação e visualizaram todo o processo envolvendo a água, inclusive, verificaram a cor e a turbidez de quando ela chega do rio das Pitas e como é realizado o tratamento antes da distribuição à população. \nAo conhecerem o local onde é realizada a captação de água, os alunos ficaram surp...
Objetivos
Conhecer de perto os processos de tratamento da água, despertando o interesse em preservar nossos recursos hídricos.
Comunidade de Aprendizagem
Todos os passos da elaboração das ações foram pensados juntamente com os alunos, acreditando que através de uma diversificação das estratégias e das atividades didáticas houvesse uma melhora na forma com que eles olham para os problemas sociais e ambientais reforçando a importância do trabalho em equipe, a responsabilidade de retorno e conservação e principalmente para que haja maior inclusão de todos na aprendizagem. Desde o início, observamos que houve uma cooperação mútua entre eles, de modo a priorizar uma aprendizagem significativa levando a consolidação do aprendizado.
Articulação com o currículo
O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita; Leitura informativa: Artigo de revista; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Palavras indígenas relacionadas com a Água; Construção do conceito de frase; Reconhecimento de tipos de frases; Produção de frases; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia; Numeral; Sinais de pontuação; Adjetivo; Classificação das palavras quanto à sílaba tônica; Verbos regulares da 1ª conjugação; Gêneros textuais: Poesia, Música, Receita, Reportagem (entrevista) e Textos informativos. Matemática: Preservando a Natureza: Interpretando gráficos – Tipos de poluição (sonora e atmosférica); Leitura, produção e interpretação de tabelas; Construção de gráficos; Tipos de gráficos; Medidas de: Capacidade / Tempo / Comprimento; Significado de fração como parte do todo (1/2, 1/3,1/4, 1/6, 1/8); Leitura e escrita de frações; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: A água no planeta; Os estad...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Através de uma roda de conversa em sala de aula, discutíamos sobre a escassez de água potável no planeta e também sobre os tipos de ações que podemos fazer para contribuirmos de modo a reverter esta situação tão preocupante, pois a falta deste bem tão precioso acaba interferindo na vida de todos. No decorrer destas conversações, surgiu a ideia de fazermos um estudo sobre a água que abastece a nossa cidade (Araputanga – MT): De onde vem a água que a gente bebe? Como é feito o tratamento da nossa água? A partir de então, colocamos em prática um estudo sobre a importância da preservação dos nossos recursos hídricos.\nEm relação ao nome do projeto, os alunos sugeriram vários nomes, e todos foram listados na lousa. Em seguida fizemos uma votação para a escolha. \nCabe ressaltar que antes do nome sugerido ser escrito na lousa, o(a) aluno(a) deveria justificar o porquê do nome. Este foi um...