Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

# Pense nas aventuras da Água.
Pergunta Exploratória

De onde vem a água que a gente bebe? Como é feito o tratamento da nossa água?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu em meados do I bimestre e deu continuidade no II semestre. Os alunos observaram em suas residências se há ou não vazamentos de água nos encanamentos ou nas torneiras. Observaram também, no percurso do caminho de casa à escola, se há presença de vazamentos de águas nas ruas. No laboratório de informática, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o assunto em estudo. \nAo visitarmos o DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município de Araputanga – MT, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem de perto as instalações da Estação e visualizaram todo o processo envolvendo a água, inclusive, verificaram a cor e a turbidez de quando ela chega do rio das Pitas e como é realizado o tratamento antes da distribuição à população. \nAo conhecerem o local onde é realizada a captação de água, os alunos ficaram surp...

Objetivos

Conhecer de perto os processos de tratamento da água, despertando o interesse em preservar nossos recursos hídricos.

Comunidade de Aprendizagem

Todos os passos da elaboração das ações foram pensados juntamente com os alunos, acreditando que através de uma diversificação das estratégias e das atividades didáticas houvesse uma melhora na forma com que eles olham para os problemas sociais e ambientais reforçando a importância do trabalho em equipe, a responsabilidade de retorno e conservação e principalmente para que haja maior inclusão de todos na aprendizagem. Desde o início, observamos que houve uma cooperação mútua entre eles, de modo a priorizar uma aprendizagem significativa levando a consolidação do aprendizado.

Articulação com o currículo

O projeto foi trabalhado de forma a abranger as disciplinas: Língua Portuguesa: Interpretação oral e escrita; Leitura informativa: Artigo de revista; Letras / sílabas / palavras / símbolos; Palavras indígenas relacionadas com a Água; Construção do conceito de frase; Reconhecimento de tipos de frases; Produção de frases; Cruzadinhas; Caça-palavras; Ortografia; Numeral; Sinais de pontuação; Adjetivo; Classificação das palavras quanto à sílaba tônica; Verbos regulares da 1ª conjugação; Gêneros textuais: Poesia, Música, Receita, Reportagem (entrevista) e Textos informativos. Matemática: Preservando a Natureza: Interpretando gráficos – Tipos de poluição (sonora e atmosférica); Leitura, produção e interpretação de tabelas; Construção de gráficos; Tipos de gráficos; Medidas de: Capacidade / Tempo / Comprimento; Significado de fração como parte do todo (1/2, 1/3,1/4, 1/6, 1/8); Leitura e escrita de frações; Resolução de problemas. Ciências Humanas e da Natureza: A água no planeta; Os estad...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Através de uma roda de conversa em sala de aula, discutíamos sobre a escassez de água potável no planeta e também sobre os tipos de ações que podemos fazer para contribuirmos de modo a reverter esta situação tão preocupante, pois a falta deste bem tão precioso acaba interferindo na vida de todos. No decorrer destas conversações, surgiu a ideia de fazermos um estudo sobre a água que abastece a nossa cidade (Araputanga – MT): De onde vem a água que a gente bebe? Como é feito o tratamento da nossa água? A partir de então, colocamos em prática um estudo sobre a importância da preservação dos nossos recursos hídricos.\nEm relação ao nome do projeto, os alunos sugeriram vários nomes, e todos foram listados na lousa. Em seguida fizemos uma votação para a escolha. \nCabe ressaltar que antes do nome sugerido ser escrito na lousa, o(a) aluno(a) deveria justificar o porquê do nome. Este foi um...

Ficha Técnica
Escola
E.M. José Evaristo Costa

Diretor
Ricardo Leandro Skiavinato

Turma
4º Ano – B

Número de alunos
19

Educadores
Silvana Bento de Melo Couto.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Alessandro Félix Pascoim, Willie Douglas Martes Ferreira Maria Verônica de Oliveira, Miriam Furtado Bento dos Anjos, Rosana Antonia Moreira Eliene Xavier de Lima, Augusta Dutra Cabral.

Assessoria Pedagógica
Cristiane Otilia Colossi Bernhadt
Através da observação e interação com a comunidade, os alunos compreenderam a importância real da conservação e preservação dos nossos recursos hídricos para as gerações futuras a fim de manter a vida no planeta. Compreenderam também que devemos modificar atitudes e práticas pessoais por meio da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando novas posturas na escola, em casa e em sua comunidade de modo a garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
Silvana Bento de Melo Couto. | Professor(a)

Repercussão na mídia

...
...