O mundo mágico das cores
“ Realmente, foi um “Projeto” diferente, familiar, construtivo e muito, muito interessante, com o objetivo de mostrar as nossas crianças, que as cores, assim como as palavras são parte integral da nossa comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada do conhecimento que começa a decolar.
Tatiane Klein | responsável
Pergunta Exploratória
Como seria o mundo e a natureza sem cores?
Expedição Investigativa
Visitar o CRAS para apreciar as obras criadas pelos alunos desta instituição.
Objetivos
Conhecer melhor as cores para fazer misturas e tornar o mundo mais colorido.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, CRAS de Quinze de Novembro, Professora Silvia.
Articulação com o currículo
- Fazer um arco-íris grande na sala, para cada cor uma técnica de pintura diferente (recorte de revista, sementes, tintas, tintas da natureza, tecido);
- Iniciar trabalhando as cores primárias e depois as secundárias;
- Cada dia uma cor e trabalhar onde encontramos essa cor;
- Suco das cores (para cada cor uma bebida diferente);
- Contar a História da CUCA (Folclore);
- Releitura “A CUCA” da Tarsila do Amaral com a família (enviar para casa meia cartolina, cópia em miniatura da obra);
- Vídeo – CORES ou Show da Luna – O amarelo que ficou verde (cores secundárias);
- Maquetes do filminho... ou a técnica da bolinha de gude;
- História Bom dia Todas as cores da Ruth Rocha (cores e valores);
- Pintura das mão para observar as misturas;
- Vídeo KIKA - De onde vem o Arco íris?;
- Brincar com bolhas de sabão;
- Fazer experiências com cores;
- Roda de conversa com a Prof Silvia (Escola Santa Teresinha).