Nossos amiguinhos : Animais de estimação
“ Eu gostei de fazer o meu gatinho de sucata, junto com meu pai e minha mãe. Aprendei também os cuidados que temos quer ter com ele.
Lucas Amaral | aluno(a)
“ As atividades escolares em família aumentam o elo entre família e escola. O meu filho aprendeu sobre a responsabilidade que se deve ter, bem como o respeito e o cuidado com os animais.
Cristiane Amaral | responsável
Pergunta Exploratória
Que tipos de animais de estimação existem no Bairro?
Expedição Investigativa
Durante o passeio curioso, as crianças puderam observar alguns tipos de animais, como gatos, cachorros , calopsitas e gansos, podendo também conversar com alguns donos dos animais, tocá-los e receberam e retribuíram o carinho desses animais.\nAs perguntas e ideias que surgiram da turma foram:\n- Por que alguns animais de estimação vivem soltos e outros não?\n- Por que gatos e cachorros são mais comuns de serem encontrados em casa?\n- Do que eles se alimentam?\n- Quem dos alunos tem animais de estimação em casa? Quais são?\n- Estes animais precisam tomar banho?\n- Onde eles dormem?\n- Quando ficam doente, vão ao médico veterinário?\n- Quais animais tem pena e quais tem pelo?
Objetivos
Oportunizar a todas as crianças envolvidas o contato com alguns animais, cuidados básicos: alimentação, higiene, reprodução;\n- Oportunizar a participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, pinturas, maquetes, canções, jogos entre outros, que se relacionam com o tema proposto;\n- Estimular a fantasia, imaginação e a afetividade;\n- Proporcionar o desenvolvimento de sentimentos positivos em relação aos animais (respeito, proteção, valorização)\n- Observar as características de cada animal;\n- Incentivar a troca de aprendizagens e conhecimentos com os demais colegas;
Comunidade de Aprendizagem
veterinária
Articulação com o currículo
- Animais Domésticos
- Quantidades
- Classificação dos Animais;
- Jogos e brincadeiras