Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A MANDIOCA
Pergunta Exploratória

Vamos observar o que chama atenção das crianças ao conhecerem a cesta de Dona Maricota?

Expedição Investigativa

Observação das crianças conhecendo a história A CESTA DE DONA MARICOTA.

Objetivos

Despertar o gosto e a apreciação de alimentos saudáveis, incluindo-os nas principais refeições.

Comunidade de Aprendizagem

Iolanda Barbieri
Valda Barreto

Articulação com o currículo

Considerando as crianças como construtoras ativas e, como sujeitos históricos, que trazem questões de suas vidas para suas representações escolares e, entendendo que as intervenções pedagógicas são necessárias, o projeto foi potencializado. Com o propósito de incentivar a inserção de alimentos mais saudáveis nas refeições das crianças e de, com isto, melhorara a alimentação, o projeto partiu de uma expedição bem ilustrativa e rica em detalhes. A partir da expedição, as crianças focaram nos alimentos e,onde os Campos de Experiências oportunizaram diferentes expressões, permitindo que os SENTIDOS estivessem o tempo todo em movimento. Na construção das etapas do projeto as crianças perguntaram:
Por que a mandioca nasce na terra?
Ela tem florzinha?
Por que ela é amarela?
Por que ela tem cabelo?
Por que eu como ela frita?
Por que minha mãe não compra para mim?
Por que não tem mandioca na escola profe?
O que a gente pode fazer com a mandioca?
Por que a mandioca fica preta?

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O Processo Assemblear ocorreu de forma dinâmica e participativa, a partir de uma roda de diálogo, onde as crianças escolheram o tema do projeto.

Ficha Técnica
Escola
CRECHE FRANCISCO TIRADO ARAGÃO FILHO

Turma
Mat II A

Número de alunos
16

Educadores
Tatiane da Silva Moreno

Estado
Mato Grosso

Município
Campo Verde

Cooperativa
SICREDI VALE DO CERRADO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CAMPO VERDE

Apoiadores
Josiane Aparecida da Luz

Trabalhar projetos é muito gratificante. Observei o quanto as crianças e os familiares se envolveram e, os propósitos do projeto foram concretizados. Um dos diferenciais desta metodologia é que ela envolve todos e nós, professores, aprendemos muito também.