Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com os seres vivos Foi muito bom aprender com atividades práticas, agente aprende mais e as aulas ficam mais divertidas e produtivas.
Wagner | aluno(a)
Senti que meu filho progrediu, acho que com os projetos que a escola trabalha os alunos participam mais e o trabalho rende mais.
Débora | responsável
Pergunta Exploratória

Quais as vantagens e desvantagens de viver no campo?

Expedição Investigativa

Numa reunião que aconteceu na escola, analisamos o plano de estudos da turma e escolhemos visitar uma propriedade rural, em Daltro Filho.\nFomos muito bem recebidos pela dona da propriedade, que por sinal é uma professora aposentada Zilá Datsh, e o seu netinho Otávio, que foi nosso guia dentro da propriedade. Os alunos ficaram eufóricos, ao ver como era linda e grande, lá tinha um bosque com uma grande variedade de plantas e animais. Mas o que mais chamou a atenção foi uma árvore enorme que existe no local.\nVoltamos para a escola com grande interesse em realizar estudos sobre as plantas e animais.

Objetivos

Numa reunião que aconteceu na escola, analisamos o plano de estudos da turma e escolhemos visitar uma propriedade rural, em Daltro Filho.\nFomos muito bem recebidos pela dona da propriedade, que por sinal é uma professora aposentada Zilá Datsh, e o seu netinho Otávio, que foi nosso guia dentro da propriedade. Os alunos ficaram eufóricos, ao ver como era linda e grande, lá tinha um bosque com uma grande variedade de plantas e animais. Mas o que mais chamou a atenção foi uma árvore enorme que existe no local.\nVoltamos para a escola com grande interesse em realizar estudos sobre as plantas e animais.

Comunidade de Aprendizagem

Nutricionista Adriana Locatelli \nSenhora Brandina OviedoProfessora de Ciências Kelin Vincenzi\nDona da propriedade Zilá DatshVeterinário Gustavo Schoninger\nProdutores da feira \nDono do mercado Garibom\nPaulo Goldismth\nNutricionista Adriana Locatelli\nParoquia Nossa Senhora Aparecida - Bioenergia\nFamílias\nClarice Ferrari

Articulação com o currículo

Produção textual, acentuação, pontuação, sinônimos e antônimos, uso do dicionário, substantivos comuns e próprios\nHábitos alimentares, tipos de alimentos, vitaminas encontradas no leite.\nFantoches com caixa de leite.\nQuatro operações, histórias matemáticas e frações.\nTipos de plantas, tipos de solo, tempo de plantio, desenvolvimento das plantas e germinação.\nRelatório falado e escrito, produção textual, tipos de texto, substantivos coletivos, letras e fonemas e encontros vocálicos e consonantais.\nLocalização, espaço, pontos cardeais, clima, paisagem natural e vegetal.\nConfecção de cartazes.\nAnimais mamíferos, animais vivíparos, animais ovíparos, animais vertebrados e invertebrados, reprodução dos animais.\nInterpretação de textos, produção textual, ortografia, sílaba tônica, substantivos derivados e \nprimitivos.\nDramatização da história.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
5º ano

Número de alunos
8

Educadores
Janete Posser Soares

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Zilá Datsh, Professora de Ciências Kelin Vincenzi, Nutricionista Adriana Locatelli, Senhora Brandina Oviedo, Veterinário Gustavo Schoninger.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Sinto-me realizada ao perceber que durante as atividades ouve interesse na busca do conhecimento. Percebe-se que os alunos estão mais cooperativos, conseguem trabalhar coletivamente, respeitam a opinião do outro e conseguem se expressar melhor.
Janete | Professor(a)