Aprendendo com os seres vivos
“ Foi muito bom aprender com atividades práticas, agente aprende mais e as aulas ficam mais divertidas e produtivas.
Wagner | aluno(a)
“ Senti que meu filho progrediu, acho que com os projetos que a escola trabalha os alunos participam mais e o trabalho rende mais.
Débora | responsável
Pergunta Exploratória
Quais as vantagens e desvantagens de viver no campo?
Expedição Investigativa
Numa reunião que aconteceu na escola, analisamos o plano de estudos da turma e escolhemos visitar uma propriedade rural, em Daltro Filho.\nFomos muito bem recebidos pela dona da propriedade, que por sinal é uma professora aposentada Zilá Datsh, e o seu netinho Otávio, que foi nosso guia dentro da propriedade. Os alunos ficaram eufóricos, ao ver como era linda e grande, lá tinha um bosque com uma grande variedade de plantas e animais. Mas o que mais chamou a atenção foi uma árvore enorme que existe no local.\nVoltamos para a escola com grande interesse em realizar estudos sobre as plantas e animais.
Objetivos
Numa reunião que aconteceu na escola, analisamos o plano de estudos da turma e escolhemos visitar uma propriedade rural, em Daltro Filho.\nFomos muito bem recebidos pela dona da propriedade, que por sinal é uma professora aposentada Zilá Datsh, e o seu netinho Otávio, que foi nosso guia dentro da propriedade. Os alunos ficaram eufóricos, ao ver como era linda e grande, lá tinha um bosque com uma grande variedade de plantas e animais. Mas o que mais chamou a atenção foi uma árvore enorme que existe no local.\nVoltamos para a escola com grande interesse em realizar estudos sobre as plantas e animais.
Comunidade de Aprendizagem
Nutricionista Adriana Locatelli \nSenhora Brandina OviedoProfessora de Ciências Kelin Vincenzi\nDona da propriedade Zilá DatshVeterinário Gustavo Schoninger\nProdutores da feira \nDono do mercado Garibom\nPaulo Goldismth\nNutricionista Adriana Locatelli\nParoquia Nossa Senhora Aparecida - Bioenergia\nFamílias\nClarice Ferrari
Articulação com o currículo
Produção textual, acentuação, pontuação, sinônimos e antônimos, uso do dicionário, substantivos comuns e próprios\nHábitos alimentares, tipos de alimentos, vitaminas encontradas no leite.\nFantoches com caixa de leite.\nQuatro operações, histórias matemáticas e frações.\nTipos de plantas, tipos de solo, tempo de plantio, desenvolvimento das plantas e germinação.\nRelatório falado e escrito, produção textual, tipos de texto, substantivos coletivos, letras e fonemas e encontros vocálicos e consonantais.\nLocalização, espaço, pontos cardeais, clima, paisagem natural e vegetal.\nConfecção de cartazes.\nAnimais mamíferos, animais vivíparos, animais ovíparos, animais vertebrados e invertebrados, reprodução dos animais.\nInterpretação de textos, produção textual, ortografia, sílaba tônica, substantivos derivados e \nprimitivos.\nDramatização da história.