Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

O homem e as transformações do meio Gostei muito de realizar os passeios educativos, onde exploramos a vida na natureza, respiramos um ar mais puro e observamos que toda forma de vida deve ser preservada.
Gabriel | aluno(a)
Percebi a curiosidade entre a realidade que se encontram os lugares visitados, despertando interesse em ajudar a preservar e desfrutar do bem que a natureza oferece.
Márcia | responsável
Pergunta Exploratória

Desde que você conhece o que mudou neste lugar?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu no Parque Moconá 02/05/18. Os alunos realizaram uma trilha sob\norientação da Professora Kelin, passaram por obstáculos como: banhado, mata fechada e rio, a\nprofessora ia mostrando e explicando o tipo de vegetação, animais ali encontrados e conceitos de\nciências. A pergunta exploratória foi realizada durante a trilha, para que os mesmos pudessem\nobservar o local e responder o que havia mudado, já que a maioria dos alunos conheciam um pouco\no local. Após retornar para a escola os professores fizeram uma roda de conversa, os alunos\nrelataram o que vivenciaram, o que chamou atenção e suas curiosidades. Os alunos produziram\nrelatórios escritos e desenhados sobre o local, o que viram e também os momentos mais marcantes\npara cada um.

Objetivos

Conhecer e aprender com as transformações do meio e as diferentes paisagens que compõem os ambientes visitados.

Comunidade de Aprendizagem

Simone Brezolin Barassuol \nSílvia Rauber\nResponsáveis pelo Parque

Articulação com o currículo

Resíduos sólidos, classificação dos resíduos, separação dos resíduos, contaminação do meio ambiente, tempo de deterioração, lixões e aterros.\nNúmeros naturais, quatro operações, problemas matemáticos, área e perímetro dos espaços visitados.\nProduções textuais reflexivas, pontuação, acentuação.\nPintura com tinta. Patrimônio cultural e artístico local e regional.\nPontos cardeais.\nRelação do homem com a natureza.\nQualidade ambiental, importância da vegetação para os seres vivos e recursos hídricos, poluição, \ncontaminação dos rios, qualidade da água(tratamento).\nProblemas, quatro operações, fração, tabuada, estatísticas.\nProdução textual;\nSubstantivos; artigos; adjetivos.\nValores, atitudes de respeito.\nVegetação, Clima\nEconomia, sociedade, povoamento.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
6º ano

Número de alunos
13

Educadores
Beloni, Elisangela, Letícia, Caroline, Kelin e Carine

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Simone Brezolin Barassuol

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Percebi o envolvimento dos alunos e interesse em realizar as atividades, mostraram-se conscientes e indignados ao observar alguns espaços com lixo, deram opiniões para modificar o que não estava legal e durante as aulas estão cobrando as ações propostas que ainda não foram realizadas.
Letícia | Professor(a)