O homem e as transformações do meio
“ Gostei muito de realizar os passeios educativos, onde exploramos a vida na natureza, respiramos um ar mais puro e observamos que toda forma de vida deve ser preservada.
Gabriel | aluno(a)
“ Percebi a curiosidade entre a realidade que se encontram os lugares visitados, despertando interesse em ajudar a preservar e desfrutar do bem que a natureza oferece.
Márcia | responsável
Pergunta Exploratória
Desde que você conhece o que mudou neste lugar?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu no Parque Moconá 02/05/18. Os alunos realizaram uma trilha sob\norientação da Professora Kelin, passaram por obstáculos como: banhado, mata fechada e rio, a\nprofessora ia mostrando e explicando o tipo de vegetação, animais ali encontrados e conceitos de\nciências. A pergunta exploratória foi realizada durante a trilha, para que os mesmos pudessem\nobservar o local e responder o que havia mudado, já que a maioria dos alunos conheciam um pouco\no local. Após retornar para a escola os professores fizeram uma roda de conversa, os alunos\nrelataram o que vivenciaram, o que chamou atenção e suas curiosidades. Os alunos produziram\nrelatórios escritos e desenhados sobre o local, o que viram e também os momentos mais marcantes\npara cada um.
Objetivos
Conhecer e aprender com as transformações do meio e as diferentes paisagens que compõem os ambientes visitados.
Comunidade de Aprendizagem
Simone Brezolin Barassuol \nSílvia Rauber\nResponsáveis pelo Parque
Articulação com o currículo
Resíduos sólidos, classificação dos resíduos, separação dos resíduos, contaminação do meio ambiente, tempo de deterioração, lixões e aterros.\nNúmeros naturais, quatro operações, problemas matemáticos, área e perímetro dos espaços visitados.\nProduções textuais reflexivas, pontuação, acentuação.\nPintura com tinta. Patrimônio cultural e artístico local e regional.\nPontos cardeais.\nRelação do homem com a natureza.\nQualidade ambiental, importância da vegetação para os seres vivos e recursos hídricos, poluição, \ncontaminação dos rios, qualidade da água(tratamento).\nProblemas, quatro operações, fração, tabuada, estatísticas.\nProdução textual;\nSubstantivos; artigos; adjetivos.\nValores, atitudes de respeito.\nVegetação, Clima\nEconomia, sociedade, povoamento.