Conhecendo nosso município
“ Este projeto nos proporcionou entender e conhecer como aconteceu, quem foram os primeiros pioneiros, porque do nome da nossa cidade. Fomos entrevistar uma das primeiras comerciantes, ela nos relatou como começou seu comércio, achei legal, pois hoje é tudo diferente. Através deste projeto fomos conhecer o gabinete do Executivo Municipal, aprendemos muito como é a vida do prefeito, o que ele faz. Gostei muito de conhecer alguns pontos turísticos do nosso município. Também tivemos uma entrevista com um morador antigo do nosso bairro e ele nos contou como era antigamente, disse que hoje nossa escola está totalmente diferente. Eu adorei todos os lugares onde fomos.”
Vanessa | aluno(a)
Pergunta Exploratória
Desde quando você conhece nossa cidade o que mudou?
Expedição Investigativa
Através de um encontro de professores que aconteceu na escola, analisamos o plano de estudos da turma e decidimos conhecer a história do município.\nNo dia 26 de abril estivemos no gabinete do Executivo Municipal, alunos, professora e direção da escola, realizamos uma entrevista com o Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Clairton Carboni. Posteriormente retornamos para a escola e fizemos uma roda de conversa e os alunos relataram os principais pontos da conversa.
Objetivos
Resgatar e valorizar a história do nosso município, promovendo o senso de responsabilidade e de cidadania, a fim de conhecer como se deu o processo de fundação e sua construção.
Comunidade de Aprendizagem
Dona Isaltina Moura dos Santos.\nJoão Freitas\nFátima SallaPessoas da comunidade Portelense.\nComunidade indígena\nResponsável pelo museu\nFamílias
Articulação com o currículo
Relatos, história ouvida, textos, acrósticos, caça-palavras.\nEspaço localização, primeiros habitantes.\nCálculos, histórias matemáticas, quantidades, sistema monetário.\nAcróstico, leituras, produção de textos, frases.\nEconomia do município.\nProdução de cartazes.\nClima, vegetação.\nNome das praças, importância, leitura, produções, substantivos coletivos.\nProblemas matemáticos envolvendo as quatro operações.\nDobraduras, maquetes.\nHistória das praças.\nProduções textuais abordando o modo de vida, crenças, alimentação, vestuário e o respeito as diversidades.\nSituar acontecimentos históricos e geográficos.\nGráficos, problemas, operações.\nDesenho\nIlustrações com os utensílios que contam a historia do município.\nProdução de cartazes, frases e textos.\nProdução de poemas.\nPopulação de nosso município.