Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo nosso município Este projeto nos proporcionou entender e conhecer como aconteceu, quem foram os primeiros pioneiros, porque do nome da nossa cidade. Fomos entrevistar uma das primeiras comerciantes, ela nos relatou como começou seu comércio, achei legal, pois hoje é tudo diferente. Através deste projeto fomos conhecer o gabinete do Executivo Municipal, aprendemos muito como é a vida do prefeito, o que ele faz. Gostei muito de conhecer alguns pontos turísticos do nosso município. Também tivemos uma entrevista com um morador antigo do nosso bairro e ele nos contou como era antigamente, disse que hoje nossa escola está totalmente diferente. Eu adorei todos os lugares onde fomos.”
Vanessa | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Desde quando você conhece nossa cidade o que mudou?

Expedição Investigativa

Através de um encontro de professores que aconteceu na escola, analisamos o plano de estudos da turma e decidimos conhecer a história do município.\nNo dia 26 de abril estivemos no gabinete do Executivo Municipal, alunos, professora e direção da escola, realizamos uma entrevista com o Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Clairton Carboni. Posteriormente retornamos para a escola e fizemos uma roda de conversa e os alunos relataram os principais pontos da conversa.

Objetivos

Resgatar e valorizar a história do nosso município, promovendo o senso de responsabilidade e de cidadania, a fim de conhecer como se deu o processo de fundação e sua construção.

Comunidade de Aprendizagem

Dona Isaltina Moura dos Santos.\nJoão Freitas\nFátima SallaPessoas da comunidade Portelense.\nComunidade indígena\nResponsável pelo museu\nFamílias

Articulação com o currículo

Relatos, história ouvida, textos, acrósticos, caça-palavras.\nEspaço localização, primeiros habitantes.\nCálculos, histórias matemáticas, quantidades, sistema monetário.\nAcróstico, leituras, produção de textos, frases.\nEconomia do município.\nProdução de cartazes.\nClima, vegetação.\nNome das praças, importância, leitura, produções, substantivos coletivos.\nProblemas matemáticos envolvendo as quatro operações.\nDobraduras, maquetes.\nHistória das praças.\nProduções textuais abordando o modo de vida, crenças, alimentação, vestuário e o respeito as diversidades.\nSituar acontecimentos históricos e geográficos.\nGráficos, problemas, operações.\nDesenho\nIlustrações com os utensílios que contam a historia do município.\nProdução de cartazes, frases e textos.\nProdução de poemas.\nPopulação de nosso município.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
4º ano

Número de alunos
10

Educadores
Sueli Lurdes Facioni Hahn

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Prefeito Clairton Carboni, Fatima Salla, Dona Detinha, João Freitas...

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Através desse projeto os alunos aprenderam a história e origem do município, aprenderam como as pessoas desenvolvem seu trabalho e como tudo começou, através de entrevistas como Sr. Prefeito Municipal. Fomos a vários lugares importantes, principais pontos em nossa cidade, era lindo de ver estavam todos felizes, pois muitas vezes não percebemos que em nossa cidade existe muitas coisas importantes e interessantes. Esse projeto contribui para ir conhecer alguns pontos turísticos da zona rural, o principal foi o balneário da Sr. Fatima Sala, onde havia uma cascata e uma trilha, foi um dia maravilhoso, ficaram encantados com as belezas da natureza. Muitas crianças não sabiam o que era uma cascata.
Sueli | Professor(a)

Repercussão na mídia

No dia 26 de abril estiveram no gabinete do Executivo Municipal, os alunos do 4º ano, a professora e a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno, com o objetivo de realizar uma entrevista com Excelentíssimo senhor Prefeito municipal Clairton Carboni, pois os mesmos estão realizando na escola o projeto com o intuito de estudar a História do Município de Tenente Portela.\n No decorrer da entrevista o mesmo foi questionado pelos alunos: O que é ser prefeito? Quais são as atribuições de um prefeito? Mediante aos questionamentos realizados pelos alunos, excelentíssimo prefeito relatou as suas responsabilidades e seus anseios com a população Portelense, destacou também os serviços prestados a comunidade.\n A professora da turma Sueli Facioni Hahn relatou que os alunos ficaram felizes em conhecer o gabinete e ouvir os relatos do prefeito, pois a maioria dos alunos não sabiam e não tinham conhecimento do que era a função do poder executivo municipal. Dando segment