Brincando com a imaginação
Pergunta Exploratória
O que está chamando a atenção das crianças?
Expedição Investigativa
: Analisando o perfil da turma, e conversando com colegas da Escola, pude perceber o interesse em fazer o passeio no bosque municipal, pois a turma usa muito o mundo imaginário. Durante a rota do passeio até o bosque, desde o início, os alunos puderam observar tudo, começando dentro do ônibus as famílias que passavam na rua, até mesmo os carros que passavam.\n A chegada ao bosque foi muito positiva, pois os alunos observavam tudo, desde os pequenos animais como: aranhas, formigas e pássaros. Sobre as árvores, questionaram os tamanhos e as quantidades, e chegaram a comer frutos de um pé de bergamota. E o que mais chamou a atenção da turma foi uma casa abandonada, onde diziam ser a casa da bruxa, estavam muito curiosos com aquela casa abandonada.
Objetivos
Possibilitar à criança uma vivência lúdica criativa, explorando a imaginação através de histórias, passeios, brincadeiras, integração e socialização.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias
Articulação com o currículo
- Identidade e autonomia;\n- Linguagem oral e escrita;\n- Família;\n- Frutas, cores, quantidades, números;\n- Os sentidos;\n- A curiosidade;\n- Regras de convivência;\n- Animais, reconhecimento das espécies;\n- Diferenças e modelos de casa; \n- Meios de transportes e comunicação.\n- Linguagem Matemática;\n- Natureza e Sociedade;\n- Arte;\n- Conhecer e valorizar os brinquedos feitos de reciclagem e a importância da mesma para nossas vidas;\n- Meios de transporte;\n- Reconhecer formas geométricas;\n- Cores, números;\n- Espaço e tempo;\n- Noções de lateralidade;\n- Histórias;\n- Força, velocidade.\n- Movimento;\n- Arte;\n- Desenvolver a criatividade possibilitando o contato de outros brinquedos que não fazem parte do dia a dia;\n- Leitura de imagens;\n- Coordenação ampla;\n- Motricidade;\n- Viso motricidade.