OS CINCO SENTIDOS
“ O que mais notei em Maria Luiza foi a forma que ela compartilha as coisas com os outros, muita diferença na fala e ela se desenvolveu muito também na hora de fazer as refeições conseguindo se alimentar sozinha, claro com um pouco de ajuda mais é muito gratificante ter essas melhoras.
Thaís e Rogério | responsável
Pergunta Exploratória
QUAL A SUA SENSAÇÃO?
Expedição Investigativa
É NATURAL QUE AS CRIANÇAS NA INFÂNCIA, TENHAM O INTERESSE DE SABER TUDO SOBRE O CORPO, PORQUE É O PERÍODO DAS DESCOBERTAS. BRAÇOS, PERNAS, MÃOS, ENFIM, O CORPO HUMANO VAI AOS POUCOS SENDO DESVENDADO PELA CURIOSIDADE. O RESPEITO A SI MESMO PARTE DO CONHECIMENTO DO PRÓPRIO CORPO, SUAS CAPACIDADES E LIMITAÇÕES. AO SE CONHECER, A CRIANÇA TORNA-SE CAPAZ DE RELACIONAR-SE COM OS SERES VIVOS E O MEIO AMBIENTE. CADA UMA TEM SEU JEITO PRÓPRIO DE COMPREENDER O MUNDO E É PARTINDO DE OBSERVAÇÕES E ESTABELECENDO RELAÇÕES COM A REALIDADE E COM O MEIO QUE ELA TENTA CONSTRUIR SUA IDENTIDADE E AUTONOMIA. NESTE PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, A CRIANÇA PERCORRE DIVERSOS CAMINHOS, ENTRE A FAMÍLIA, A ESCOLA E O MUNDO QUE A CERCA.
Objetivos
DESENVOLVER A IDENTIDADE E AUTONOMIA;
- ESTIMULAR A AUDIÇÃO E A FALA DAS CRIANÇAS;
- INTERAGIR E RELACIONAR-SE POR MEIO DE FOTOS.
- PERCEBER-SE A SI E AO OUTRO, AS IGUALDADES E DIFERENÇAS, MEDIANTE AS INTERAÇÕES ESTABELECIDAS.
Comunidade de Aprendizagem
COMO POSSO ESTIMULAR R DESENVOLVER OS CINCO SENTIDOS?
FOI ENVIADO UM BILHETE PARA OS PAIS PARA QUE TROUXESSEM UM PRATO TÍPICO DE FESTA JUNINA, E QUE PARTIPASSEM DE UM PIQUENIQUE QUE SERÁ EM SALA DE AULA, ONDE SERÁ TRABALHADA A DEGUSTAÇÃO, NO DIA 15/06/2018.
Articulação com o currículo
ATRAVÉS DO TEMA CINCO SENTIDOS OBTIVERAM EXCELENTES RESULTADOS E ALCANÇARAM OS OBJETIVOS PROPOSTOS. POR MEIO DE ATIVIDADES TRABALHADAS COM OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, AS CRIANÇAS PASSARAM A IDENTIFICAR PARTES DO CORPO, PERCEBERAM A FINALIDADE DE CADA ORGÃO DE SENTIDO, DESPERTARAM O GOSTO PELA MUSICALIZAÇÃO, CANTANDO E FAZENDO COREOGRAFIAS, QUE AMPLIOU OS CONHECIMENTOS DA CRIANÇA EM VÁRIAS ÁREAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO CONVÍVIO SOCIAL.