Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Ler é bom para descobrir o mundo!
Pergunta Exploratória

Para que serve a escrita? O que o mercado vende?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi pensando em reunião pedagógica. \nOcorreu no dia 3 de maio, ao desembarcar do ônibus, fomos para a “praça do índio”, onde as crianças verificaram as formas geométricas da praça, bem como o mercado Safra, o que vende e como vende, como podemos comprar, a casa do artesão, quem faz? Para que fazem? Uma artesã comentou sobre o trabalho realizado, a importância e quem da família produz artesanato.

Objetivos

Proporcionar aos alunos uma maneira diferente de aprender ler e escrever a fim de produzir um aprendizado cognitivo e prático, fazendo uso das vivências do cotidiano da criança.

Comunidade de Aprendizagem

Escola Sepé Tiarajú\nCapitel Santo Antônio\nLavoura do Sr. João GhellerMercado Garibom\nFamiliares dos alunos, escritor portelense Carlos Staczewski e professoras Eva Garzon e Raiana da Silva.

Articulação com o currículo

Quantidade; maior, menor, antes, depois, bingo dos números, história matemáticas.\nParlendas, formar palavras, ditado, texto fatiado, leitura, escrita, cruzadinha. \nArte, cultura e vida: Dobradura do barquinho.\nHistórias, relatos, interpretação, leitura e escrita\nGerminação do feijão, características, qualidades.\nGrande, pequeno, formas, raciocínio, ditado de imagens.\nComentar sobre os diferentes autores, importância da leitura e da escrita, escrever uma história.\nSistema monetário.\nAnimais, características, qualidade de vida.\nCálculos, quantidades, problemas, jogos de tabuleiro. \nLeitura, escrita, interpretação.\nAlimentação saudável.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arcelino Soares Bueno

Diretor
Juliana Denice Selle Pozzebon

Turma
1º ano

Número de alunos
19

Educadores
Sueli Lurdes Facioni Hahn

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tenente Portela

Cooperativa
SICREDI CELEIRO RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TENENTE PORTELA

Apoiadores
Praça do índio, Escola Sepé Tiarajú, família dos alunos, Mercado Garibom, mercado Safra, Capitel Santo Antônio, escritor portelense Carlos Staczewski e professoras Eva Garzon e Raiana da Silva.

Assessoria Pedagógica
UCEFF
Os alunos entenderam que no mercado posso comprar e que para isso preciso dinheiro, se não tenho dinheiro no momento, depois tenho que pagar.
Sueli Lurdes Facioni Hahn | Professor(a)