A água precisa ser cuidada
Pergunta Exploratória
De onde vem a nossa água? Como é tratada nossa água?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na escola, onde os alunos foram reunidos em grupos para pesquisarem notícias sobre a água da cidade. Como o tema que está nos jornais atualmente é sobre a qualidade da água, os alunos conseguiram encontrar diversas reportagens para responder suas perguntas. Após esse momento, os alunos confeccionaram um cartaz sobre o que gostariam de trabalhar durante o projeto.
Objetivos
O projeto tem como objetivo conhecer de onde vem a água e como ela é tratada para que haja uma conscientização do seu uso, evitando desperdício e poluição.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professora
Articulação com o currículo
Vogais:\Trabalho com músicas em sala de aula\Dia Mundial da Água.\“Apreciação do vídeo: Economizar água”, Turma da Mônica.\Livreto sobre a água.\Cartaz de conscientização sobre o uso da água: correto e errado.\Caixa surpresa – estudo das consoantes:\cada aluno leva a caixa para a casa com as orientações e pesquisa 5 objetos que iniciam com a consoante trabalhada, coloca dicas para que os alunos adivinhem qual objeto é\ confecção de um livro do alfabeto\Estudo com músicas: \ De gotinha em gotinha\n- Palavra cantada Planeta Água\ Atividade com água colorida\ Lendo notícias do jornal:\ Observar notícias nos jornais sobre a água na cidade\ Pesquisa sobre a toxoplasmose\Passeio na Corsan:\ Visita para conhecer como é funcionamento\ Como é o tratamento da água\ Como a água chega nas casas\Construção de textos com imagens:\Mostrar as imagens para os alunos e eles constroem uma história coletiva\ Construção de um livro com as histórias