Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Lendo e escrevendo na escola.
Pergunta Exploratória

Como podemos aprender mais e melhor?

Expedição Investigativa

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. O excesso de informações prontas distancia nossos alunos do mundo da leitura. Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.

Objetivos

Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo atual, ajudando-os a se tornarem Leitores e escritores.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, professores e alunos.

Articulação com o currículo

Leitura Diária por 20 minutos ; linguagem escrita e produção de texto; teatro; música; redações; Hora do Conto; encenações; releituras variadas; poesias; varal da leitura; ônibus da leitura; dramatização de histórias infantis pelos familiares; escolha da melhor histórias( critérios de escolha elaborados pelos alunos); leituras de diferente gêneros incluindo textos e reportagens referentes à Copa do Mundo 2018.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

(Como será feita a escolha do tema – forma democrática, decisões, apresentação do projeto ao Comitê Gestor, prioridades ...)

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Benício Tamanini

Diretor
Ivanir Palla Didoné

Turma
3 ano

Número de alunos
19

Educadores
Neusa Deconto

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Jorge

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SAO JORGE

Apoiadores
Comunidade

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges da Silva
Acredito que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias para uma vida de qualidade e com realização e para podermos dominar a língua oral e escrita. Neste sentido pensei ser meu dever de propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização.
Neusa Deconto | Professor(a)