Classificação: Comportamental
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O eu, o outro e o amanhã
Pergunta Exploratória

Quem sou eu? Quem somos?

Expedição Investigativa

Inicialmente, foi organizado um painel, com uma releitura da pintura Operários de Tarsila do Amaral, para a qual todos os alunos, professores e funcionários da escola foram fotografados e tiveram suas imagens coladas. Esse painel tem por objetivo mostrar que todas as comunidades são compostas por seres humanos de diferentes etnias que devem conviver respeitando e valorizando as diferenças de qualquer natureza. Na sequência, por turma os alunos fizeram uma análise do painel intitulado “De todas as cores” e responderam as questões “Quem sou?” e “Quem somos?”, a partir das respostas dos alunos muitas atividades, referentes à percepção e superação das desigualdades e de todas as formas de discriminação, serão desenvolvidas.

Objetivos

Incentivar o resgate das culturas indígena e afro-brasileira; Promover a percepção das diferenças existentes na escola e a conscientização para uma convivência harmônica; Combater o preconceito relacionado às raças negra e indígena; Perceber as diferenças entre as etnias que constituem a comunidade escola; Reconhecer a arte, esporte, culinária, língua e religião como elementos de formação da cidadania; Valorizar as culturas negra e indígena; Transversalizar a temática étnico-racial nas áreas do conhecimento; Divulgar as influências que as culturas afro e indígena exercem sobre a nossa cultura; Sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar quanto à discriminação racial; Promover a cidadania e a igualdade entre os povos; Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos e alimentares providos das culturas africana e indígena;

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionárias, direção, famílias, comunidade, palestrantes e colaboradores.

Articulação com o currículo

ÁREA DE LINGUAGENS:Leitura, compreensão e interpretação de textos e livros relacionados às temáticas; Produção de textos (narrativos, poesias, paródias); Análise e releitura de obras e biografias de diferentes orígens; Estudo de provérbios afros e indígenas; Estudo de palavras de diferentes origens incorporadas ao português; Contos, mitos e poemas afros e indígenas (teatros, contação de histórias e declamações); Pesquisa sobre destaques afros nos esportes;\ Confecção de objetos artesanais como máscaras, carrancas, vasos e mandalas; Atividades com canções populares que abordem o tema; Assistir filmes e documentários; Realizar a oficina “Como surgiram as estrelas”; Reprodução de desenhos utilizando escalas;
ÁREA DA MATEMÁTICA: Construção de tabelas e gráficos, relacionados a dados estatísticos dos temas abordados; Construção de gráficos relacionados as demarcações de terras de áreas indígenas;
ÁREA DE CIÊNCIAS: Culinária indígena e africa


Ficha Técnica
Escola
Colégio Estadual José Chiochetta

Diretor
Inês Mezzomo Ruffatto

Turma
Ensino Fundamental e Médio

Número de alunos
84

Educadores
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:\n Graziela Bianchetti Fedato,\nSuzana Maria Richetti,\n Gilmar AntonioDetogni,\n Fernanda Prada,\nRachel ChiochettaLagni,\nOdete Caron,\n Fabiane Marcon Mendo.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Guabiju

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GUABIJU

Apoiadores
Professores, pais, Poder Público e comunidade em geral

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges da Silva
Em relação ao projeto desenvolvido nesse ano de 2018, podemos dizer que sentimos algumas dificuldades de inicia-lo, porém depois de iniciado a maioria dos professores afirma que não teve dificuldades de relacionar o tema com os conteúdos. Ao longo do ano acreditávamos não termos avançado muito, porém quando o dia da Mostra foi se aproximado e começamos a organizar o material, percebemos que nenhuma atividade havia sido em vãoe que havíamos produzido muito. Foi muito positivo ver nossos alunos expondo os conhecimentos adquiridos e fazendo um show no encerramento da Mostra.
Professores do Colégio Estadual José Chiochetta | Professor(a)