O eu, o outro e o amanhã
Pergunta Exploratória
Quem sou eu? Quem somos?
Expedição Investigativa
Inicialmente, foi organizado um painel, com uma releitura da pintura Operários de Tarsila do Amaral, para a qual todos os alunos, professores e funcionários da escola foram fotografados e tiveram suas imagens coladas. Esse painel tem por objetivo mostrar que todas as comunidades são compostas por seres humanos de diferentes etnias que devem conviver respeitando e valorizando as diferenças de qualquer natureza. Na sequência, por turma os alunos fizeram uma análise do painel intitulado “De todas as cores” e responderam as questões “Quem sou?” e “Quem somos?”, a partir das respostas dos alunos muitas atividades, referentes à percepção e superação das desigualdades e de todas as formas de discriminação, serão desenvolvidas.
Objetivos
Incentivar o resgate das culturas indígena e afro-brasileira; Promover a percepção das diferenças existentes na escola e a conscientização para uma convivência harmônica; Combater o preconceito relacionado às raças negra e indígena; Perceber as diferenças entre as etnias que constituem a comunidade escola; Reconhecer a arte, esporte, culinária, língua e religião como elementos de formação da cidadania; Valorizar as culturas negra e indígena; Transversalizar a temática étnico-racial nas áreas do conhecimento; Divulgar as influências que as culturas afro e indígena exercem sobre a nossa cultura; Sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar quanto à discriminação racial; Promover a cidadania e a igualdade entre os povos; Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos e alimentares providos das culturas africana e indígena;
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, funcionárias, direção, famílias, comunidade, palestrantes e colaboradores.
Articulação com o currículo
ÁREA DE LINGUAGENS:Leitura, compreensão e interpretação de textos e livros relacionados às temáticas; Produção de textos (narrativos, poesias, paródias); Análise e releitura de obras e biografias de diferentes orígens; Estudo de provérbios afros e indígenas; Estudo de palavras de diferentes origens incorporadas ao português; Contos, mitos e poemas afros e indígenas (teatros, contação de histórias e declamações); Pesquisa sobre destaques afros nos esportes;\ Confecção de objetos artesanais como máscaras, carrancas, vasos e mandalas; Atividades com canções populares que abordem o tema; Assistir filmes e documentários; Realizar a oficina “Como surgiram as estrelas”; Reprodução de desenhos utilizando escalas;
ÁREA DA MATEMÁTICA: Construção de tabelas e gráficos, relacionados a dados estatísticos dos temas abordados; Construção de gráficos relacionados as demarcações de terras de áreas indígenas;
ÁREA DE CIÊNCIAS: Culinária indígena e africa