Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O mundo mágico das letras e os traços que nos unem
Pergunta Exploratória

O que você espera da escola no processo ensino-aprendizagem, durante este ano?

Expedição Investigativa

Partindo da reunião de início de ano, com os pais e responsáveis, conversa entre os educandos e educadores.

Objetivos

Desenvolver de forma lúdica e dos diferentes tipos de gêneros textuais, o interesse das crianças pelo mundo da leitura e da escrita. Despertar o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores, funcionários e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Esse trabalho será desenvolvido de forma a integrar toda a comunidade escolar, unindo escola e família no desenvolvimento dessas atividades:
• Identificação e reconhecimento das letras do alfabeto;
• Produção de textos;
• Álbum, músicas;
• Diversos gêneros textuais;
• Mascote;
• Maleta viajante;
• Lata dos sentimentos;
• Caixinha musical;
• Mala da leitura;
• Maquete;
• Confecção de livros;


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Benício Tamanini

Diretor
Ivanir Palla Didoné

Turma
Pré Nível B, 1º ano e 2º ano.

Número de alunos
75

Educadores
Adriane Ancilago Bertuzzi , Kátia Lorini, Ionete Trevisan Guadagnin, Patrícia Toscan Rodrigues e Jussara Tedesco.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Jorge

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SAO JORGE

Apoiadores
Sicredi Ibiraiaras e Secretaria da Educação de São Jorge.

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges da Silva
“Trabalhando com projetos, percebe-se a importância de realizar atividades integradas (escola-comunidade escolar), proporcionando uma socialização nas diversas áreas do conhecimento, compartilhando ideias e trocando experiências. Quanto mais cedo as crianças tiverem acesso a intrumentos que desenvolvam o processo da alfabetização, despertando a curiosidade, mais gosto terão para a mesma.”
Adriane Ancilago, Kátia Lorini, Ionete Guadagnin, Patrícia T. Rodrigues, Jussara Tedesco. | Professor(a)