Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Meio Ambiente: A Natureza e suas diversidades Eu gostei muito de participar do projeto da natureza. Eu aprendi muito. Sem contar que é muito gostoso aprender plantar verduras na horta da escola de plantar feijão no copinho. Olá tá flores no Jardim. É cuidar delas .É jogar água passar adubo. E depois comer os legumes e verduras colhidos na horta da escola.
Lucas Gabriel Souza Ribeiro. | aluno(a)
A escola está de parabéns pois esse projeto é de suma importância, pois através dele os nossos filhos aprendem desde pequeno a cuidar da natureza dos animais e de ter uma alimentação saudável. Sem contar que aprendem a separar o lixo e não desperdiçar água, assim Esta o aprendendo a cuidar do ambiente que eles vivem.
Juliete de Souza Lucine. | responsável
Pergunta Exploratória

Como é um viveiro de plantas? Para que serve um viveiro de plantas?

Expedição Investigativa

No dia 12 de Abril de 2018, os alunos do infantil IV e V, realizaram a expedição investigatinvestigativa, no viveiro Agro flores em Unifor. Os alunos conheceram eram vários tipos de flores e apreenderam como cultivadas.
Eles aproveitaram para ver alguns animais como porcos, carneiros e cachorros.
Ao voltarmos da expedição investigativa, realizamos uma roda de conversa com os alunos. Onde eles relataram tudo o que viram.
Em seguida realizamos o registro do que aconteceu no passeio no caderno de desenho.

Objetivos

Com o projeto despertamos nos nossos alunos o interesse de aprender sobre o meio ambiente.
Despertamos interesse em nossos alunos em cultivar plantas e alimentos e o cuidado com os animais.
Ensinamos a separar lixo e não jogar no Chão, a cuidar da água.
Com o projeto concientizamos os nossos alunos a importância que a natureza tem em nossas vidas.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 17 de maio de 2018, realizamos a primeira comunidade aprendizagem, onde recebemos a visita do Engenheiro Agrônomo Osvaldo da Silva Pádua. Que também é funcionario da Emater de Nova Esperança. O senhor Osvaldo veio contribuir com nosso projeto, conversando com. Os alunos sobre as plantas e a importância delas para os seu seres humanos.
Ele passou um vídeo onde mostrou algum s tipos de plantas e flores , entre elas a orquídea. Tá.bem conversou sobre a mata similares, é das atividades agrícolas como a cana a mandioca a laranja a pecuária a soja a sericiculthra e com essas atividades são importantes para nós.
No dia 21 de maio realizamos a segunda comunidade aprendizagem. Convidamos o sericicultor Everton Gauna que falou sobre o cultivo do bicho da seda desde quando pega na firma até ele virar casulo e dar Rio de seda que nós da o tecido de seda para fazermos roupas.

Articulação com o currículo

Metodologia do currículo articulado.
Linguagem Oral e Escrita: Poemas letras do alfabeto, nomes, traçados de letras, coordenação motora, contração de história e leitura.
Matematica: cores e formas, quantidades,mais menos , maior menor,cheio vazio,perto longe, números quantidade contagem, geo.etria,medidas de massa , grandeza, capacidade e tempo.
Artes: Desenho,colagem, pintura, dobradura, confecção da natureza co. Objetos recicláveis e massa de modelar.
Natureza e Sociedade:Tipos de plantas, animais moradias, tipos de transporte, higiene corporal e as partes do corpo. As estações do ano fenômenos da natureza.
Identidade e autonomia: de onhecef e identificar seus pertences pessoais, expressões da iaiá. É membros de sua família.
Música e movo.ento: músicas e histórias relacionadas a natureza.


Ficha Técnica
Escola
CMEI: Lucia Nonciboni

Turma
INFANTIL IV

Número de alunos
17

Educadores
Rosângela Aparecida Rodrigues Soares
Ingrid sanches Antoniazzi

Estado
Paraná

Município
Nova Esperança

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA ESPERANCA

Apoiadores
Sicred

O projeto União faz a vida no ano letivo, como tema meio Ambiente, foi de suma importância, No ensino aprendizagem, fizemos descobertas junto com Nossos alunos. Realizamos atividades diferenciadas que eles adoraram e apreenderam muito. Pois dessa forma mudamos a rotina da sala de aula, as nossas aulas se tornaram mais práticas e divertidadas. Com esse projeto além dos alunos nós professores apreendemos muito.
Rosângela Aparecida Rodrigues Soares e Ingrid Sanches Antoniazzi. | Professor(a)