Meio Ambiente: A Natureza e suas diversidades
                                                                	“ Eu gostei muito de participar do projeto da natureza. Eu aprendi muito. Sem contar que é  muito gostoso aprender plantar verduras na horta da escola de plantar feijão no copinho. Olá tá flores no Jardim. É cuidar delas .É jogar água passar adubo. E depois comer os legumes e verduras colhidos na horta da escola.                                    
                                     Lucas Gabriel Souza Ribeiro. | aluno(a) 
                                                                	“ A escola está de parabéns pois esse projeto é  de suma importância,  pois através dele os nossos filhos aprendem desde pequeno a cuidar da natureza dos animais e de ter uma alimentação saudável. Sem contar que aprendem a separar o lixo e não desperdiçar água,  assim Esta o aprendendo a cuidar do ambiente que eles vivem.                                    
                                     Juliete de Souza Lucine. | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
Como é  um viveiro de plantas? Para que serve um viveiro de plantas?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 No  dia 12 de Abril de 2018, os alunos do infantil IV e V, realizaram a expedição investigatinvestigativa,  no viveiro Agro flores em Unifor. Os alunos conheceram eram vários tipos de flores e apreenderam como cultivadas.
Eles aproveitaram para ver alguns animais como  porcos, carneiros e cachorros.
Ao voltarmos da expedição investigativa, realizamos uma roda de conversa com os alunos. Onde eles relataram tudo o que viram.
Em seguida realizamos o registro do que aconteceu no passeio no caderno de desenho. 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Com o projeto despertamos nos nossos alunos  o interesse de aprender sobre o meio ambiente.
Despertamos interesse em nossos alunos em cultivar   plantas e alimentos e o cuidado com os animais.
Ensinamos a separar lixo e não jogar no Chão, a cuidar da água. 
Com o projeto concientizamos os nossos alunos a importância que a natureza tem em nossas vidas. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 No dia 17 de maio de 2018, realizamos a primeira comunidade aprendizagem,  onde recebemos a visita do Engenheiro Agrônomo  Osvaldo da Silva Pádua.  Que também  é  funcionario da Emater de Nova Esperança. O senhor Osvaldo veio contribuir com nosso projeto, conversando com. Os alunos sobre as plantas e a importância  delas para os seu seres humanos.
Ele passou um vídeo onde mostrou algum s tipos de plantas e flores , entre elas  a orquídea.  Tá.bem conversou sobre a mata similares, é das atividades  agrícolas  como a cana a mandioca a laranja a pecuária a soja a sericiculthra e com essas atividades são importantes para nós. 
No dia 21 de maio realizamos a segunda comunidade aprendizagem. Convidamos o sericicultor Everton  Gauna  que falou sobre o cultivo do bicho da seda desde quando pega na firma até ele virar casulo e dar Rio de seda que nós da o tecido de seda para fazermos roupas. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Metodologia do currículo articulado.
Linguagem Oral e Escrita: Poemas letras do alfabeto, nomes, traçados de letras, coordenação motora, contração de história e leitura.
Matematica: cores e formas, quantidades,mais menos , maior menor,cheio vazio,perto longe, números quantidade contagem, geo.etria,medidas de massa , grandeza, capacidade e tempo.
Artes: Desenho,colagem, pintura, dobradura, confecção  da natureza co. Objetos recicláveis  e massa de modelar.
Natureza e Sociedade:Tipos de plantas, animais moradias, tipos de transporte, higiene corporal e as partes do corpo. As estações  do ano fenômenos  da natureza.
Identidade e autonomia: de onhecef e identificar seus pertences pessoais, expressões  da iaiá. É membros de sua família. 
Música e movo.ento: músicas e histórias relacionadas a natureza.