Despertando a cidadania desde a infância- Parte II
Pergunta Exploratória
COMO A FAMÍLIA PODERIA SER MAIS ATUANTE NA EMEI?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de rodas de conversa acerca da constatação urgente de proteger a nossa casa comum, o meio ambiente, e unir toda a família na busca de um desenvolvimento da cidadania desde a infância, buscando favorecer a aprendizagem sobre os direitos e deveres do cidadão e a sensibilização de que todos somos responsáveis pelo cuidado do meio em que estamos inseridos.
Objetivos
Despertar a cidadania desde a infância com a realização de diferentes cuidados com o meio em que estamos inseridos, bem como a conscientização para os problemas ambientais gerados pelo cuidado inadequado do meio ambiente, inovando e renovando com diversas maneiras de embelezamento e assim, sensibilizando a comunidade escolar sobre as pequenas ações de preservação ambiental no nosso dia a dia que fazem a diferença no uso sustentável dos recursos naturais.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da Creche I, II, III; Pré A e Pré B; professores; funcionários; pais; toda comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Creche I:
-Propiciar o contato com diferentes texturas aos educandos com a construção de uma caixa de areia e serragem.
-Participar de atividades que envolvem o cuidado de si e do ambiente, confeccionando placas com mensagens de sensibilização de preservação juntamente com as professoras.
Creche II:
-Despertar nas crianças valores e ideias de cidadania e sustentabilidade com o plantio de flores e pinturas das floreiras.
Creche III:
-Construir uma horta suspensa com materiais recicláveis para aproveitamento de chás, hortaliças e temperos no lanche escolar.
Pré A e B:
-Despertar nas crianças valores e ideias de sustentabilidade com o plantio de árvores frutíferas, flores e de jardinagem no entorno da Emei.
-Decorar bancos e calçadas nos diferentes espaços de aprendizagens.