Amizade # Respeito: eu buscando meu eu
“ "Meu coração tava batendo muito feliz. Eu gostei, achei bonito. Eu gostei, mas não era para encostar no jacaré".
Turminha Jardim manhã | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que eu senti no museu?
Expedição Investigativa
Realizamos a nossa expedição no Meseu Olívio Otto na cidade de Carazinho, dentre muitos interesses as crianças demostraram curiosidades sobre os animais empalhados, as porcelanas antigas e as carroças que estavam em exposição. No retorno para a escola decidimos pesquisar mais sobre estas curiosidades relacionado-as com os valores do respeito e a amizade.
Objetivos
Oportunizar um espaço para a exploração e a vivência dos valores do respeito e a amizade de uma forma lúdica a partir do interesse das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Museu Olívio Otto. Famílias.
Articulação com o currículo
Sobre a temática das porcelanas: \n1. História da tartaruga e a confecção de uma com materiais alternativos. A partir da porcelana relacionamos os desenhos da tartaruga com as nossas relações.\nSobre a temática dos animais empalhados:\n1. Escolhemos o Bile um jacaré de borracha da turma que foi nosso objeto da palavra utilizado durante as rodas de conversa;\n2. Visita do Bile e a boneca negra confeccionada com as crianças nas casas para trabalhar a diversidade;\nSobre a temática das carroças: \n1. Confeccionamos a árvore da amizade;\n2. Vamos passear de carroça do avó Adão para proporcionar um momento divertido e que estimule o relacionamento saudável entre as crianças.\nAlém das temáticas trabalhamos algumas atividades para estimular a curiosidade das crianças antes da expedição: \n1. Poção mágica do comportamento com o chá;\n2. Experiência do arroz bom e o arroz mau.