A transformação da cana-de-açúcar em álcool
“ Eu aprendi com o programa A União Faz a Vida que com a cana se faz o álcool e o açúcar e o bagaço se dá para os animais comerem e a vinhaça da cana se aduba a própria cana antes não existiam máquinas antes eram cortadas com facões e lugares que as máquinas não podem entrar eles queimam a cana.
Gabriel Henrique Dias Pacífico | aluno(a)
“ Muito bom, isso é importante conscientizar as crianças em projetos que faz a diferença na vida. Pois nessa vida somos uns pelos outros.
Giseli Alves Rodrigues Ramos (mãe do aluno Mequidael Maciel Ramos) | responsável
Pergunta Exploratória
O que encontramos nesse lugar?
Expedição Investigativa
No dia 17 de agosto fomos visitar a destilaria de álcool Nova produtiva. Chegando lá fomos recepcionados pelo encarregado de transportes Devanir ele nos levou até a roça mostrando como é feito o plantio da cana de açúcar e após nos levou onde estava acontecendo à colheita de cana por máquinas.
Em seguida, retornamos a destilaria onde o bioquímico e os técnicos de segurança nos receberam para dar uma pequena palestra sobre o processo de transformação da cana de açúcar em álcool.
Objetivos
- Realizar pesquisas sobre o assunto em estudo interpreta-las e reconhecer as ideias principais das informações coletadas;
-Reconhecer a cana-de açúcar como elemento gerador de economia;
- Ler, interpretar e reproduzir textos relacionados á cana–de –açúcar;
- Promover o desenvolvimento integral dos alunos num ambiente agradável com propostas educativas;
- Reconhecer a contribuição dessa atividade para a organização social e econômica das regiões;
- Conhecer as etapas da fabricação do álcool.
Comunidade de Aprendizagem
Luis Carlos Seco veio até a escola falar sobre o processo de transformação da cana-de-açúcar em álcool.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa:
- Leitura de textos diferenciados abordando aos questionamentos dos alunos;
- Vídeos que sejam interessantes e venham a enriquecer o aprendizado sobre o tema;
Matemática:
- Situações problemas referentes ao tema inclusive com elaboração de gráficos e tabelas;
Geografia:
- Relação campo – cidade;
- Modernização das atividades agropecuárias;
- Agroindústria: Integração entre as atividades do campo e da cidade;
História:
- Hábitos alimentares;
- História da cana de açúcar no Brasil;
Arte:
- Pintura;
- Recortes e colagem;
- Trabalhos manuais;