Agrocana
“ Eu aprendi que com a cana-de-açúcar se faz álcool e açúcar. O bagaço da cana serve para alimentar animais e a vinhaça da cana serve para adubar a própria cana.
Vitor Antônio Lima | aluno(a)
“ O projeto foi muito importante, ela aprendeu coisas novas, novos conhecimentos, valor na socialização, valorizar mais os amigos da escola e adquiriu novos conhecimentos.
Mayara Xavier Romualdo (mãe da aluna Ketlen Rafaella Xavier da Silva) | responsável
Pergunta Exploratória
O que encontramos nesse lugar?
Expedição Investigativa
No dia 17 de agosto fomos visitar a destilaria de álcool Nova produtiva. Chegando lá fomos recepcionados pelo encarregado de transportes Devanir ele nos levou até a roça mostrando como é feito o plantio da cana de açúcar e após nos levou onde estava acontecendo à colheita de cana por maquinas.
Em seguida retornamos a destilaria onde o bioquímico e os técnicos de segurança nos receberam para dar uma pequena palestra sobre o processo de transformação da cana de açúcar em álcool.
Objetivos
- Realizar pesquisas sobre o assunto em estudo interpreta-las e reconhecer as ideias principais das informações coletadas.
-Reconhecer a cana-de açúcar como elemento gerador de economia.
- Ler, interpretar e reproduzir textos relacionados á cana–de –açúcar.
- Promover o desenvolvimento integral dos alunos num ambiente agradável com propostas educativas.
- Reconhecer a contribuição dessa atividade para a organização social e econômica das regiões.
- Conhecer as etapas da fabricação do álcool.
Comunidade de Aprendizagem
Luis Carlos Seco, da Usina Produtiva, veio até a escola falar sobre como acontece o processo de transformação de cana-de-açúcar para álcool.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa:
- Leitura de textos diferenciados abordando aos questionamentos dos alunos;
- vídeos que sejam interessantes e venham a enriquecer o aprendizado sobre o tema;
+Geografia:
- Relação campo – cidade;
- Modernização das atividades agropecuárias;
- Agroindústria: Integração entre as atividades do campo e da cidade;
História:
- Hábitos alimentares;
- História da cana de açúcar no Brasil;
Arte:
- Pintura;
- Recortes e colagem;
- Trabalhos manuais;