Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Agrocana Eu aprendi que com a cana-de-açúcar se faz álcool e açúcar. O bagaço da cana serve para alimentar animais e a vinhaça da cana serve para adubar a própria cana.
Vitor Antônio Lima | aluno(a)
O projeto foi muito importante, ela aprendeu coisas novas, novos conhecimentos, valor na socialização, valorizar mais os amigos da escola e adquiriu novos conhecimentos.
Mayara Xavier Romualdo (mãe da aluna Ketlen Rafaella Xavier da Silva) | responsável
Pergunta Exploratória

O que encontramos nesse lugar?

Expedição Investigativa

No dia 17 de agosto fomos visitar a destilaria de álcool Nova produtiva. Chegando lá fomos recepcionados pelo encarregado de transportes Devanir ele nos levou até a roça mostrando como é feito o plantio da cana de açúcar e após nos levou onde estava acontecendo à colheita de cana por maquinas.
Em seguida retornamos a destilaria onde o bioquímico e os técnicos de segurança nos receberam para dar uma pequena palestra sobre o processo de transformação da cana de açúcar em álcool.

Objetivos

- Realizar pesquisas sobre o assunto em estudo interpreta-las e reconhecer as ideias principais das informações coletadas.
-Reconhecer a cana-de açúcar como elemento gerador de economia.
- Ler, interpretar e reproduzir textos relacionados á cana–de –açúcar.
- Promover o desenvolvimento integral dos alunos num ambiente agradável com propostas educativas.
- Reconhecer a contribuição dessa atividade para a organização social e econômica das regiões.
- Conhecer as etapas da fabricação do álcool.

Comunidade de Aprendizagem

Luis Carlos Seco, da Usina Produtiva, veio até a escola falar sobre como acontece o processo de transformação de cana-de-açúcar para álcool.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa:
- Leitura de textos diferenciados abordando aos questionamentos dos alunos;
- vídeos que sejam interessantes e venham a enriquecer o aprendizado sobre o tema;
+Geografia:
- Relação campo – cidade;
- Modernização das atividades agropecuárias;
- Agroindústria: Integração entre as atividades do campo e da cidade;
História:
- Hábitos alimentares;
- História da cana de açúcar no Brasil;
Arte:
- Pintura;
- Recortes e colagem;
- Trabalhos manuais;


Ficha Técnica
Escola
Municipal Paulo Freire

Turma
4º ano B

Número de alunos
24

Educadores
Adriana Aparecida Rosa

Estado
Paraná

Município
Jaguapitã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JAGUAPITÃ

Apoiadores
Luis Carlos Seco e Devanir (Usina Nova Produtiva), Ednaldo Silva Santos (auxiliar municipal) e Rosemeire Simeoni e Valéria Inês Monteiro Martimiano (coordenadoras pedagógicas da escola) .

Eu como professora, me senti muito satisfeita com a metodologia do Programa A União Faz a Vida, consegui me inspirar nos meus alunos e na euforia que eles ficaram desenvolvendo o projeto. Pude perceber o quanto a metodologia vem para somar dentro a minha prática de ensino.
Adriana Aparecida Rosa | Professor(a)