Classificação: Moradia
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Cada casa, um caso! O Pedro demonstrou muita satisfação com a produção dos tijolos, comentou sobre a visita feita a construção e isso me fez perceber o grande interesse dele pelas moradias, como são feitas e outros detalhes que ele me contou. Penso que esses projetos são extremamente importantes para a formação de crianças nessa idade, pois mostram a eles, uma visão de mundo que muitas vezes não é possível apresentá-las com os conteúdos diários. O Pedro inclusive, pesquisa como as coisas são feitas e quando ele não conhece sempre fica na dúvida. Outro ponto importante do projeto é mostrar a eles que nem todas as casas tem condições iguais, valorizando as diferenças.
Emilaine Paião (mãe do aluno Pedro Paião) | responsável
Pergunta Exploratória

O que você mais gostou aqui?

Expedição Investigativa

No dia 14 de agosto de 2018, os alunos e a professora saíram em uma expedição investigativa para visitar o início de uma casa em construção na rua Anita Garibaldi,centro da cidade de Jaguapitã. O responsável pela construção o, Sr. Moacir, recebeu as crianças na frente da obra onde apresentou-se como MESTRE DE OBRAS e qual a sua função. O Sr. Moacir iniciou sua fala explicando que a casa começa a partir de UM PROJETO, apresentando o desenho que foi elaborado pelo Arquiteto e Engenheiro Civil, que são os responsáveis pela obra. Conduziu as crianças, esclarecendo suas curiosidades e fazendo a descrição de cada parte da casa, o material e as ferramentas utilizadas em uma construção de alvenaria.
O Sr. Moacir mostrou, por exemplo, quais as diferenças entre tijolos utilizados nas paredes e tijolos de laje; o uso de trenas e o utensílio que representa um pedreiro: “a colher de pedreiro".

Objetivos

Levar o aluno a identificar sobre os tipos de moradias e sua finalidade, reconhecendo que todo ser vivo necessita de uma proteção e de um abrigo como morada.
Levar o aluno a identificar as características principais dos diversos tipos de moradia tanto para os animais como para os humanos; como são construídas, materiais utilizados e reconhecer as diferenças e semelhanças em diferentes partes do mundo.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 01.11.2018, O Sr. Ednaldo levou as crianças para o pátio e lá demonstrou as ferramentas e materiais que se utilizam para o início de uma construção. Foram distribuídas uma das principais ferramentas que é a colher de pedreiro e as crianças puderam assentar tijolos com a massa de concreto que estava à disposição em uma carriola.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa:
⦁ Linguagem oral e escrita
⦁ Leitura;
⦁ Interpretação oral de texto;
⦁ Produção de frases.
Matemática:
⦁ Medidas de comprimento;
⦁ Formas geométricas;
⦁ Simetria;
Geografia:
⦁ Tipos de moradias;
Ciências:
⦁ Os seres vivos e seu habitat.
Arte:
⦁ Pintura;
⦁ Dobradura;
⦁ Colagem;
⦁ Recorte;
⦁ Música;


Ficha Técnica
Escola
Municipal Paulo Freire

Turma
1º ano B

Número de alunos
22

Educadores
Caroline Machado dos Santos

Estado
Paraná

Município
Jaguapitã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JAGUAPITÃ

Apoiadores
Ednaldo Silva Santos (auxiliar municipal), Valéria Inês Monteiro Martimiano (coordenadora pedagógica), Sr. Moacir (pedreiro) e Carmen (bibliotecária da escola).

Percebi que o projeto dentro da metodologia do programa A União Faz a Vida veio acrescentar dentro da minha sala de aula. Os alunos ficaram empolgados com as atividades e com os momentos que desenvolvemos durante o projeto.
Caroline Machado dos Santos | Professor(a)