Cada casa, um caso!
                                                                	“ O Pedro demonstrou muita satisfação com a produção dos tijolos, comentou sobre a visita feita a construção e isso me fez perceber o grande interesse dele pelas moradias, como são feitas e outros detalhes que ele me contou. Penso que esses projetos são extremamente importantes para a formação de crianças nessa idade, pois mostram a eles, uma visão de mundo que muitas vezes não é possível apresentá-las com os conteúdos diários. O Pedro inclusive, pesquisa como as coisas são feitas e quando ele não conhece sempre fica na dúvida. Outro ponto importante do projeto é mostrar a eles que nem todas as casas tem condições iguais, valorizando as diferenças.                                    
                                     Emilaine Paião (mãe do aluno Pedro Paião) | responsável 
                                                                
                                
	                                	                                	Pergunta Exploratória
	                                    
O que você mais gostou aqui?
	                                    
	                                                                	Expedição Investigativa
                                    
 No dia 14 de agosto de 2018, os alunos e a professora saíram em uma expedição investigativa para visitar o início de uma casa em construção na rua Anita Garibaldi,centro da cidade de Jaguapitã. O responsável pela construção o, Sr. Moacir, recebeu as crianças na frente da obra onde apresentou-se como MESTRE DE OBRAS e qual a sua função. O Sr. Moacir iniciou sua fala explicando que a casa começa a partir de UM PROJETO, apresentando o desenho que foi elaborado pelo Arquiteto e Engenheiro Civil, que são os responsáveis pela obra. Conduziu as crianças, esclarecendo suas curiosidades e fazendo a descrição de cada parte da casa, o material e as ferramentas utilizadas em uma construção de alvenaria.
O Sr. Moacir mostrou, por exemplo, quais as diferenças entre tijolos utilizados nas paredes e tijolos de laje; o uso de trenas e o utensílio que representa um pedreiro: “a colher de pedreiro". 
                                    
                                    Objetivos
                                    
 Levar o aluno a identificar sobre os tipos de moradias e sua finalidade, reconhecendo que todo ser vivo necessita de uma proteção e de um abrigo como morada.
Levar o aluno a identificar as características principais dos diversos tipos de moradia tanto para os animais como para os humanos; como são construídas, materiais utilizados e reconhecer as diferenças e semelhanças em diferentes partes do mundo. 
                                    
                                    Comunidade de Aprendizagem
                                    
 No dia 01.11.2018, O Sr. Ednaldo levou as crianças para o pátio e lá demonstrou as ferramentas e materiais que se utilizam para o início de uma construção. Foram distribuídas uma das principais ferramentas que é a colher de pedreiro e as crianças puderam assentar tijolos com a massa de concreto que estava à disposição em uma carriola. 
                                    
                                    Articulação com o currículo
                                    
 Língua Portuguesa:
⦁	Linguagem oral e escrita
⦁	Leitura;
⦁	Interpretação oral de texto;
⦁	Produção de frases.
Matemática:
⦁	Medidas de comprimento;
⦁	Formas geométricas;
⦁	Simetria;
Geografia:
⦁	Tipos de moradias;
Ciências:
⦁	Os seres vivos e seu habitat.
Arte: 
⦁	Pintura;
⦁	Dobradura;
⦁	Colagem;
⦁	Recorte;
⦁	Música;