Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Resgatando brinquedos e brincadeiras O projeto foi muito bacana. Montar, recriar, relembrar da nossa infância junto com nosso filho, foi muito legal. Através da confecção dos brinquedos além de contar algumas histórias repassamos um dos fatores mais bonitos que cultivamos a amizade. Porque não tem como relembrar de nossa infância sem lembrar de nossos amigos. Depois de ver nosso pequeno interagindo com os coleguinhas e com nós também, não tem preço. A grande mensagem desse trabalho é, que nos podemos fazer a diferença na vida de nossos filhos com atitudes, gestos, brinquedos e brincadeiras simples, sem apreciar tanta tecnologia. Porque juntos promovemos a vida.
Diego Rafael Marques e Aline Glaeser Sangalli Marques | responsável
Pergunta Exploratória

Do que mais gostou de brincar?

Expedição Investigativa

E expedição investigativa iniciou-se por meio de vídeos na biblioteca e por meio da apresentação de diversos brinquedos e brincadeiras antigas no pátio da escola.

Objetivos

Resgatar brinquedos e brincadeiras antigas para que possa ser inserido nos dias atuais das crianças, uma vez que vem sendo esquecidos diante das ofertas de tantos brinquedos e jogos modernos.

Comunidade de Aprendizagem

Contou-se com a colaboração dos pais, que de início relataram para seus filhos quais foram seus brinquedos e brincadeiras de infância reforçando os vídeos , brinquedos e brincadeiras apresentados pela professora. No decorrer do projeto os pais também tiveram participação constante, auxiliando seus filhos na confecção de brinquedos.

Articulação com o currículo

Consciência Corporal - Postura Corporal: Equilíbrio dinâmico e estático através de brincadeiras e jogos ampliando o conhecimento e controle sobre o corpo e movimento;
Brincar: brincadeiras de diferentes formas e em diferentes espaços;
Intercomunicação e Linguagem - Oralidade: Exposição das ideias com sequência, objetividade, concordância nominal e verbal em textos ouvidos, lidos, fatos do cotidiano, relatos de experiências;
Linguagem Escrita: Registro de ideias/ significados: através de desenhos , linguagem plástica ( colagem, modelagem e pintura)
Linguagem Plástica: Técnicas de pintura: Percepção da natureza e cotidiano: cor, forma e textura; Apreciação / leitura e releitura de obra de arte.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Arco-Íris

Diretor
Daguimar Delai Begnini

Turma
Infantil 5 B

Número de alunos
23

Educadores
Marinez Soares Fávaro, Andréia Klock

Estado
Paraná

Município
Palotina

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PALOTINA

Apoiadores
Pais e comunidade escolar

Assessoria Pedagógica
Norma Frost e Maria Regina Varolo
A participação no Projeto foi muito gratificante, pois a cada etapa concluída tanto em casa quanto na escola os alunos demostravam sua satisfação e felicidade em realizar as atividades propostas, o que veio enriquecer muito o aprendizado em sala de aula.
Marinez Soares Fávaro | Professor(a)