Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Repeito e cooperação dentro das brincadeiras. O Heitor comentou sobre uma das brincadeiras realizadas no projeto pelo professor Paulinho. Relembrou as regras trabalhadas, bem como o respeito e solidariedade com os colegas.
Cássia Carrara (mãe do aluno Heitor Carrara) | responsável
Pergunta Exploratória

Qual é a importância desse lugar?

Expedição Investigativa

No dia 14 de agosto de 2018 os alunos do nível II matutino foram realizar a expedição investigativa, o passeio foi até a escola divina providência, no caminho fizeram varias obsevações, que muito ajudaram nos aprendizados das crianças, observaram as placas de trânsito, como atravessar a rua, cores, noções, reconheceram algumas letras entre outros. Chegando à instituição conheceram os funcionários e toda a escola, inclusive o parque, brincaram muito, sempre lembrando que deveriam brincar respeitando os amigos, esperando a vez de cada um para ir aos brinquedos e saber dividi-los.
Logo após agradeceram a todos pela recepção, e foram ao CEI Lar de Jesus, lá brincaram de bolinhas de sabão e tiveram que compartilhar com todas as crianças, brincaram de vai e vem, e assistimos um teatro muito legal “ a cigarra e a formiga” por fim entregaram pirulitos as todas as crianças do CEI para agradecer

Objetivos

- Saber brincar respeitando o amigo;
-Saber esperar sua vez de brincar;
-Entender que as brincadeiras têm regras;
- Ajudar o colega a realizar uma brincadeira quando há dificuldades;
- Expressar sentimentos e desejos através da brincadeira;
- Desenvolver interesse e o respeito por brincadeiras mais antigas;
- Explorar regras, limites e respeito dentro através do brincar.

Comunidade de Aprendizagem

No dia 2 de outubro de 2018 o professor Paulo Henrique Pereira de educação física veio até o CMEI e fez um momento com as crianças, primeiro conversou com todos sobre o respeito com o amigo principalmente na hora das brincadeiras, que é necessário esperar a vez, que toda brincadeira tem uma regra, se o amigo não souber sua hora de brincar e não dividir os brinquedos deve sempre chamar a professora e nunca bater, depois dessa roda de conversa, o professor Paulo foi até a quadra realizar um atividade para que as crianças aprendesse na pratica o que foi ensinado. As crianças sempre se lembram do que foi dito nessa aula muito divertida e pedem que se eles não bater se o professor irá voltar.

Articulação com o currículo

EXPRESSIVIDADE: Utilização expressiva do movimento nas situações que envolvem brincadeiras de roda, brinquedos cantados etc.
MATEMÁTICA: Coordenação motoro fina.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL: Desenvolvimento da noção aberto e fechado por meio de brincadeiras com cantigas de roda, coelhinho sai da toca.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Exposição de ideias por meio de conversas, brincadeiras.
COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO: Desenvolvimento da agilidade e a coordenação por meio de atividades de corridas.
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: Participação em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os objetos, os temas, o espaço e as personagens.


Ficha Técnica
Escola
CMEI Maria Aparecida da Silva Nascimento

Turma
Nível II (Manhã)

Número de alunos
20

Educadores
Juliana Santana Tomaz

Estado
Paraná

Município
Jaguapitã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO JAGUAPITÃ

Apoiadores
Suelen Cristina de Oliveira (auxiliar de sala) e Paulo Henrique Pereira (professor de Educação Física).

Foi muito bom trabalhar esse projeto na minha turma, pois no início do ano eles brigavam muito, batiam por pouca coisa, na hora de brincar não sabiam esperar a sua vez, alguns não queriam dividir os brinquedos, o interesse em aprender era bem pouco, ao iniciar esse trabalho as conversas sobre respeito, cooperação e amizade fizeram parte da nossa rotina, e dessa forma reforçamos esses aprendizados constantemente, utilizamos varias brincadeiras para adquirir novos conhecimentos tornando assim as aulas mais prazerosas, envolvendo os alunos em atividades em grupo para que assim coloquem em prática tudo o que foi ensinado durante o projeto.
Juliana Santana Tomaz | Professor(a)