Repeito e cooperação dentro das brincadeiras.
“ O Heitor comentou sobre uma das brincadeiras realizadas no projeto pelo professor Paulinho. Relembrou as regras trabalhadas, bem como o respeito e solidariedade com os colegas.
Cássia Carrara (mãe do aluno Heitor Carrara) | responsável
Pergunta Exploratória
Qual é a importância desse lugar?
Expedição Investigativa
No dia 14 de agosto de 2018 os alunos do nível II matutino foram realizar a expedição investigativa, o passeio foi até a escola divina providência, no caminho fizeram varias obsevações, que muito ajudaram nos aprendizados das crianças, observaram as placas de trânsito, como atravessar a rua, cores, noções, reconheceram algumas letras entre outros. Chegando à instituição conheceram os funcionários e toda a escola, inclusive o parque, brincaram muito, sempre lembrando que deveriam brincar respeitando os amigos, esperando a vez de cada um para ir aos brinquedos e saber dividi-los.
Logo após agradeceram a todos pela recepção, e foram ao CEI Lar de Jesus, lá brincaram de bolinhas de sabão e tiveram que compartilhar com todas as crianças, brincaram de vai e vem, e assistimos um teatro muito legal “ a cigarra e a formiga” por fim entregaram pirulitos as todas as crianças do CEI para agradecer
Objetivos
- Saber brincar respeitando o amigo;
-Saber esperar sua vez de brincar;
-Entender que as brincadeiras têm regras;
- Ajudar o colega a realizar uma brincadeira quando há dificuldades;
- Expressar sentimentos e desejos através da brincadeira;
- Desenvolver interesse e o respeito por brincadeiras mais antigas;
- Explorar regras, limites e respeito dentro através do brincar.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 2 de outubro de 2018 o professor Paulo Henrique Pereira de educação física veio até o CMEI e fez um momento com as crianças, primeiro conversou com todos sobre o respeito com o amigo principalmente na hora das brincadeiras, que é necessário esperar a vez, que toda brincadeira tem uma regra, se o amigo não souber sua hora de brincar e não dividir os brinquedos deve sempre chamar a professora e nunca bater, depois dessa roda de conversa, o professor Paulo foi até a quadra realizar um atividade para que as crianças aprendesse na pratica o que foi ensinado. As crianças sempre se lembram do que foi dito nessa aula muito divertida e pedem que se eles não bater se o professor irá voltar.
Articulação com o currículo
EXPRESSIVIDADE: Utilização expressiva do movimento nas situações que envolvem brincadeiras de roda, brinquedos cantados etc.
MATEMÁTICA: Coordenação motoro fina.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL: Desenvolvimento da noção aberto e fechado por meio de brincadeiras com cantigas de roda, coelhinho sai da toca.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Exposição de ideias por meio de conversas, brincadeiras.
COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO: Desenvolvimento da agilidade e a coordenação por meio de atividades de corridas.
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: Participação em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os objetos, os temas, o espaço e as personagens.