Tecnologia da informação: O futuro em nossas mãos
“ Eu achei o tema do projeto muito legal, pois estamos aprendendo sobre o passado e o presente dos meios de comunicação. Tivemos a oportunidade de fazer viagens, esse ano, uma delas foi para conhecer a RBS de Passo Fundo, onde aprendemos sobre como os meios de comunicação vem evoluindo. Nós tivemos a gratificante experiência de entrevistar os moradores mais antigos da comunidade, que tiveram oportunidade de usar outros meios de comunicação que hoje em dia não são tão usados. Esses moradores têm um rádio de caixa de madeira, que vamos utilizar na Mostra de Projetos.
Beatriz Pitton | aluno(a)
“ O Projeto A união Faz a Vida é muito importante para toda a nossa comunidade escolar, proporcionando muito aprendizado, tanto para os alunos, quanto para os professores, os quais estão sempre se aprimorando, graças as informações oferecidas pelo projeto.\nEsse ano, a tecnologia da comunicação foi escolhida como tema, e despertou muito a curiosidade dos alunos, com os meios de comunicação de antigamente. Fizeram pesquisas, entrevistas, adoraram.
Gerusa Pitton | responsável
Pergunta Exploratória
O que vocês gostariam de aprender sobre o vídeo que vocês vão assistir?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa executada para elaboração deste projeto, foi realizada nas dependências da Escola Municipal Olivo Dal Magro, que está situada na Comunidade de São Miguel, interior do município de Muliterno. No dia da expedição, os alunos foram convidados a assistir um vídeo sobre evolução das tecnologias na área da comunicação. O vídeo é de poucos minutos e traz um breve relato, de uma forma bem simples e de fácil compreensão sobre a evolução do computador, rádio, televisão e telefones. Mostrando vários modelos que chamaram a atenção dos alunos pela forma diversificada de tamanhos e formas. Os mesmos ficaram imaginando e questionando como era possível manusear tais aparelhos, com tanta praticidade nestes atuais, como por exemplo os celulares. O vídeo foi bem atrativo e despertou significativo interesse nas crianças e seguiu com um debate logo após a sua exibição.
Objetivos
Usar as tecnologias como importantes ferramentas no processo de ensino aprendizagem.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes, Secretaria Municipal de Educação.
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Pesquisa, interpretação de texto, leitura, produção textual de diferentes gêneros, produção de vídeos, fotografias, aval tutorial, jogos, desenhos, confecção de réplicas.
CIÊNCIAS HUMANAS: Resgate das tecnologias, evolução.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Lixo tecnológico.
MATEMÁTICA: Pesquisa e comparação de preços, gráficos, situações problemas, planilhas de valores, frações.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu logo após a exibição do vídeo no mesmo local onde os alunos estavam reunidos com as professoras. Inicialmente, foi feita a seguinte pergunta aos alunos: “ O que vocês viram?” Então eles falaram: computadores, televisão, telefones, celulares, rádios. Foi perguntado também a eles: O que vocês gostariam de aprender sobre este assunto? E eles responderam: sobre as tecnologias. Durante o processo assemblear foi explicado aos alunos que a tecnologia está presente em tudo. Por exemplo: uma caneta é uma tecnologia, uma cadeira é uma tecnologia. E pra tornar possível o trabalho do projeto era necessário focar em um tema específico e que fosse de utilidade para as atividades escolares, pois o tema tecnologia é bem amplo. A partir desses questionamentos e de um produtivo debate o grupo decidiu que o tema a ser trabalhado seria: Tecnologia das Comunicações.