Cuidados e valorização do corpo humano.
“ “Como vó de aluno, posso dizer que foi muito legal ver meu neto chegando em casa e me pedindo para ver a carteirinha de vacinas porque ele não podia ficar doente. Como ele é maiorzinho, já pegou o pente fino, passou no cabelo e disse que a professora tinha dito que não podia ficar com piolho.
Gostei muito da atividade que veio para casa, para gente desenhar o produto de higiene que o filho mais gosta e para que serve. Nem eu sabia qual era, mas ele já foi logo dizendo e desenhando.
Meu neto gostou do passeio até o posto de saúde pois não tinha conhecia as salas. ”
Maria Aparecida (avó do Aluno Gustavo Alves) | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância desse lugar?
Expedição Investigativa
Na quarta-feira, dia 15 de agosto de 2.018, fomos visitar o posto de saúde central. As crianças estavam muito eufóricas e curiosas pois a maioria não conhecia o local de um modo completo.
Fomos muito bem recebidos, a diretora do posto nos mostrou todas as salas e a importância de cada uma delas, nos apresentou os funcionários e a função de cada um.
Os alunos viram materiais que estão ligados a saúde, higiene e cuidados com o corpo como: vacinas, remédios, material de inalação, material que os dentistas usam, microscópio onde se analisa os exames, estetoscópio, balança, maca e material para pressão arterial.
Objetivos
• Ampliar o vocabulário das crianças,
• Promover uma conscientização sobre a importância de valorizar o corpo,
• Reconhecer hábitos de higiene, produtos de higiene corporal e produtos de higiene do ambiente,
• Identificar diferentes instrumentos usados no desenvolvimento de um corpo saudável como: vacinas, exames, medicamentos, consultas médicas,
• Conhecer e identificar alguns profissionais que trabalham na área da saúde do corpo e a função de cada um,
• Promover atividades que ajudem o aluno a refletir sobre os cuidados necessários com o corpo.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 14/10/2018 às 9h00min, a dentista Ana Flavia Balconi e sua auxiliar Cecília Miranda, vieram até a nossa sala de aula fazer uma conversação sobre a saúde bucal.
Começaram se apresentando e expondo um pequeno vídeo sobre as consequências da má higiene bucal.
Em seguida, a dentista expôs todas as doenças que a boda pode ter, o modo correto de escovação, os instrumentos utilizados no consultório e a importância do fio dental, escova dental e enxaguante bucal.
Para finalizar a dentista conversou com as crianças, respondendo perguntas e tirando todas as dúvidas.
Articulação com o currículo
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL: Valorização da limpeza e aparência pessoal; Valorização do corpo; Utilização adequada ao sanitário.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Relato de experiências e narração de fatos; Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
ARTES VISUAIS: Exploração e manipulação de materiais diversos; Apreciação de obra de arte.
MATEMÁTICA: Identificação de figuras geométricas; Desenvolvimento da coordenação motora fina.
MÚSICA: Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e a improvisação musical.
EXPRESSIVIDADE: Desenvolvimento da expressão corporal através de mímicas.
NATUREZA E SOCIEDADE: Características do corpo humano; Reconhecimento das principais partes do corpo.