Aprendendo com os alimentos.
Pergunta Exploratória
O que encontramos nesse lugar?
Expedição Investigativa
No dia 14 de Agosto de 2018 fomos até a Horta de seu Josias, fazer uma visita para as crianças conhecer como se produz alguns alimentos saudáveis. Como se planta, cuidados que se deve ter com as plantas e outros.
Seu Josias proprietário da horta nos recebeu com muito carinho e falou os nomes de alimentos que estavam plantados naquele local e como se dava todo aquele processo.
Objetivos
-Ampliar o vocabulário da criança através desses alimentos.
- Conhecer e observar tamanhos, cores, texturas dos alimentos.
- Conhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde.
-Promover o gosto por alimentos como: frutas, legumes, verduras.
- Fazer com que a criança perceba o mau que alimentos industrializados faz a nossa saúde se consumir exageradamente.
- Promover atividades lúdicas que faz com que a criança tenha uma melhor aceitação ao consumir determinados alimentos.
- Identificar e conhecer os diferentes tipos de alimentos e de onde eles vêm.
-Aprender sobre a importância de higienização dos alimentos e das mãos.
Comunidade de Aprendizagem
No dia 24/10 foi realizada uma palestra com o nutricionista Celso , onde o mesmo falou um pouco da importância de comer esses alimentos para desenvolvermos uma boa saúde e se desenvolver melhor. Durante todo tempo as crianças se mostraram bem curiosas em saber cada detalhe dos variados alimentos que o mesmo trouxe. Foi muito proveitosa à presença dele para a finalização do nosso projeto, pois as crianças viram de um especialista da saúde, a grande importância de fazer uso desses alimentos no nosso dia a dia e deixar de lado alimentos industrializados que fazem mal a nossa saúde e atrapalha nosso crescimento e desenvolvimento. Após a palestra fomos ate o pátio da escola para degustar as frutas juntamente com os coleguinhas da escola. As crianças falaram para seus colegas que se não comermos coisas saudáveis vamos ficar doentes, com febre, dor de barriga e ate parar no hospital.
Articulação com o currículo
Formação Pessoal e Social: Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda; favorecer situações de aprendizagem por meio de leitura de livros e situações reais.
Linguagem oral e escrita: Uso da linguagem oral para conversar, comunicar, relatar suas experiências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interações presentes no cotidiano; Ampliação do vocabulário significativo em adequação ao desenvolvimento articulatório de forma a nomear; Relatos de Histórias;
Natureza e sociedade: Discriminando estímulos gustativos que visam favorecer a discriminação de alimentos, doces, salgados, azedos, amargo; Formação de hábitos sadios quanto à: cuidados com a alimentação e manutenção da saúde;
Matemática:
-Orientação espacial: grande/pequeno/aberto/fechado; Identificação das formas ( cores, tamanhos); Relação de massa e volume: cheio/vazio/leve/pesado;
Música: Participação em situações que integrem musica canções e movimentos corporais.