Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Amigos da Escola O nosso Projeto é Amigos da Escola. Nesse projeto a gente obedece à professora, a mãe, o pai e avó, cuidamos das plantas da escola e do jardim de entrada. O ajudante usa capa de Rei e eu gosto e até que não chega o meu dia de usar eu estava bem ansioso. Quando levo a capa para casa tenho que fazer atividade com o pai e a mãe e a escola, pode ser uma brincadeira.
Luiz Antônio Barilli Garbin | aluno(a)
Achei muito importante o Projeto. Teve atividades ligadas a arte onde os alunos puderam soltar a imaginação com o uso de tintas em um grande painel, agradando muito os pequenos. Tiveram também a atividade do “Ajudante do Dia” onde os alunos neste dia, onde o (a) aluno (a) ajuda a professora nas atividades de sala de aula, bem como é incentivado a ajudar em casa e depois relatar aos colegas, na escola, dizendo no que ajudou e como desenvolveu cada tarefa, além de ser proposto que levem algo a ser apresentado ou desenvolvido com os colegas. Esse dia é muito esperado pela minha filha. Essa atividade ressalta a importância da ajuda deles no desenvolvimento das tarefas mostrando que, apesar de serem crianças e que de fato devem brincar, como proposto em outras atividades, eles também precisam, sim ajudar no que podem para melhorar bem-estar do grupo, seja ele familiar ou escolar.
Aline Perinotto Duarte | responsável
Pergunta Exploratória

O que é preciso para que a escola seja um lugar agradável de conviver?

Expedição Investigativa

A Expedição investigativa executada para elaboração deste projeto, foi realizada nas dependências da Escola. Iniciou-se na semana anterior com a confecção de um baldinho, feito com garrafa pet, para colocar a pipoca que iriam comer durante a sessão de cinema, organizado pelas professoras com telão, tentando imitar uma sala de cinema. Na oportunidade os filmes assistidos foram: Gasparzinho o Escoteiro e Hawei Escoteiro. Após o término dos filmes os alunos foram questionados com a boa pergunta, que era: O que é preciso para que a escola seja um lugar agradável de conviver? Os alunos disseram que para ser agradável todos devem se comportar; obedecer; ajudar os colegas e as professoras; não falar besteiras; não jogar lixo no chão; cuidar das flores, das frutas e dos animais,cuidar da escola, ter respeito entre alunos, professoras e funcionários.

Objetivos

Oportunizar diferentes situações lúdicas para que através da convivência em grupo os alunos possam desenvolver atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, a fim de estabelecer uma relação de harmonia com a vida.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, família, palestrantes, oficineiros, Secretaria Municipal de Educação

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Escrita, leitura, expressão oral e corporal, imaginação
CIÊNCIAS HUMANAS: Coordenação, órgãos dos sentidos, meio ambiente, esquema corporal, observação, Valores: (amizade, solidariedade, perdão, responsabilidade, cooperação, honestidade, etc.)
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Água; Solo; Higiene e Saúde: Cuidados com o corpo, Cuidados com o “eu” e o “outro”. O Cuidado com as plantas e os animais
MATEMÁTICA: Quantidade, cor, forma, ordem, sequência, lógica, antes e depois.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear aconteceu após a expedição, em uma assembleia na escola, de forma democrática com a participação de todos os alunos e professoras da escola. Após assistir os vídeos que relatavam o dia a dia de um grupo de escoteiros, foi feita a seguinte pergunta aos alunos: “O que é preciso para que a escola seja um lugar agradável de conviver? Então eles falaram que é preciso se comportar, se ajudar, não falar besteira, não derrubar areia na calçada, ajudar os colegas, cuidar da flores, cuidar das frutas e animais e obedecer as professoras e funcionárias. A partir desses questionamentos, o grupo decidiu que o tema a ser trabalho dentro do Projeto A União Faz a Vida em 2018, seria o cuidado com o “Eu” e o “Outro” e com o ambiente da escola. Decidiu-se que para contemplar os desejos dos alunos o nome do Projeto será “Amigos da Escola”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Cachinhos de Ouro

Diretor
Josiane Bellegante Soares de Deus

Turma
Pré A e Pré B

Número de alunos
24

Educadores
Jociane Barea Pitton, Josiane Bellegante Soares de Deus, Tania Maria Silvestri, Teresinha Fagundes Telles Rodrigues.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Apoiadores
Sicredi, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal de Muliterno, Assessora Pedagógica, Pais, Avós, Grupo de Escoteiros Guaianás de Lagoa Vermelha.

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo
Os alunos estão se envolvendo completamente em todas as atividades desenvolvidas, está havendo muita participação, interesse, cooperação dos alunos e pais também. E para nós professoras, está sendo muito gratificante, porque vemos que as crianças tem aprendido bastante, os pais nos relatam que eles chegam em casa muito empolgados, contando como foi as atividades. Uma das atividades propostas no projeto foi a do ajudante do dia se vestir como rei ou rainha sendo que este tem a tarefa de ajudar na escola e em casa, a criança leva para casa a capa de rei ou rainha, com isso os pais no relatam que eles se preocupam em ajudar nos afazeres para no outro dia contar para os colegas o que fizeram e em preparar uma atividade para realizar com os colegas no dia seguinte. Os pais também estão se envolvendo, vindo na escola quando solicitado, enviando materiais para a realização das atividades.
Josiane Belegante Soares de Deus | Professor(a)