Amigos da Escola
“ O nosso Projeto é Amigos da Escola. Nesse projeto a gente obedece à professora, a mãe, o pai e avó, cuidamos das plantas da escola e do jardim de entrada. O ajudante usa capa de Rei e eu gosto e até que não chega o meu dia de usar eu estava bem ansioso. Quando levo a capa para casa tenho que fazer atividade com o pai e a mãe e a escola, pode ser uma brincadeira.
Luiz Antônio Barilli Garbin | aluno(a)
“ Achei muito importante o Projeto. Teve atividades ligadas a arte onde os alunos puderam soltar a imaginação com o uso de tintas em um grande painel, agradando muito os pequenos. Tiveram também a atividade do “Ajudante do Dia” onde os alunos neste dia, onde o (a) aluno (a) ajuda a professora nas atividades de sala de aula, bem como é incentivado a ajudar em casa e depois relatar aos colegas, na escola, dizendo no que ajudou e como desenvolveu cada tarefa, além de ser proposto que levem algo a ser apresentado ou desenvolvido com os colegas. Esse dia é muito esperado pela minha filha. Essa atividade ressalta a importância da ajuda deles no desenvolvimento das tarefas mostrando que, apesar de serem crianças e que de fato devem brincar, como proposto em outras atividades, eles também precisam, sim ajudar no que podem para melhorar bem-estar do grupo, seja ele familiar ou escolar.
Aline Perinotto Duarte | responsável
Pergunta Exploratória
O que é preciso para que a escola seja um lugar agradável de conviver?
Expedição Investigativa
A Expedição investigativa executada para elaboração deste projeto, foi realizada nas dependências da Escola. Iniciou-se na semana anterior com a confecção de um baldinho, feito com garrafa pet, para colocar a pipoca que iriam comer durante a sessão de cinema, organizado pelas professoras com telão, tentando imitar uma sala de cinema. Na oportunidade os filmes assistidos foram: Gasparzinho o Escoteiro e Hawei Escoteiro. Após o término dos filmes os alunos foram questionados com a boa pergunta, que era: O que é preciso para que a escola seja um lugar agradável de conviver? Os alunos disseram que para ser agradável todos devem se comportar; obedecer; ajudar os colegas e as professoras; não falar besteiras; não jogar lixo no chão; cuidar das flores, das frutas e dos animais,cuidar da escola, ter respeito entre alunos, professoras e funcionários.
Objetivos
Oportunizar diferentes situações lúdicas para que através da convivência em grupo os alunos possam desenvolver atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, a fim de estabelecer uma relação de harmonia com a vida.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, família, palestrantes, oficineiros, Secretaria Municipal de Educação
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Escrita, leitura, expressão oral e corporal, imaginação
CIÊNCIAS HUMANAS: Coordenação, órgãos dos sentidos, meio ambiente, esquema corporal, observação, Valores: (amizade, solidariedade, perdão, responsabilidade, cooperação, honestidade, etc.)
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Água; Solo; Higiene e Saúde: Cuidados com o corpo, Cuidados com o “eu” e o “outro”. O Cuidado com as plantas e os animais
MATEMÁTICA: Quantidade, cor, forma, ordem, sequência, lógica, antes e depois.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear aconteceu após a expedição, em uma assembleia na escola, de forma democrática com a participação de todos os alunos e professoras da escola. Após assistir os vídeos que relatavam o dia a dia de um grupo de escoteiros, foi feita a seguinte pergunta aos alunos: “O que é preciso para que a escola seja um lugar agradável de conviver? Então eles falaram que é preciso se comportar, se ajudar, não falar besteira, não derrubar areia na calçada, ajudar os colegas, cuidar da flores, cuidar das frutas e animais e obedecer as professoras e funcionárias. A partir desses questionamentos, o grupo decidiu que o tema a ser trabalho dentro do Projeto A União Faz a Vida em 2018, seria o cuidado com o “Eu” e o “Outro” e com o ambiente da escola. Decidiu-se que para contemplar os desejos dos alunos o nome do Projeto será “Amigos da Escola”.