Classificação: Alimentação Saudável
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

TUDO O QUE É BOM COMEÇA PELO RESPEITO! - Mais alimentos naturais. Menos riscos à saúde.
Pergunta Exploratória

O que podemos fazer para sermos pessoas saudáveis?

Expedição Investigativa

O interesse dos alunos surgiu em uma aula de Ciências, quando conversávamos sobre os alimentos que consumimos.
O que os alimentos industrializados contêm?
Como o leite de caixinha dura tanto na geladeira?
Os alunos foram trazendo embalagens para verificarmos a composição dos alimentos consumidos pelas famílias, desde sucos, achocolatados, salgadinhos, bolachas e massas.
Surgiram vários questionamentos e comentários sobre nossa alimentação, pois, na turma, há um aluno intolerante ao glúten e à proteína do leite.

Objetivos

• Permitir que os alunos reflitam sobre seus hábitos alimentares e as consequências desses hábitos em relação a sua saúde;
• Levar ao conhecimento dos alunos os alimentos que devemos ingerir todos os dias e em maior quantidade e aqueles que devemos evitar;
• Esclarecer e promover compreensão acerca da importância da alimentação saudável, almejando uma mudança positiva de hábitos alimentares;
• Estimular a escolha de alimentos menos processados e de mais alimentos orgânicos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, nutricionista, engenheiros agrônomos, estagiários, produtores rurais e professores.

Articulação com o currículo

Ciências: Sistema digestivo; alimentação saudável e preservação do meio ambiente; uso de agrotóxicos.
Língua Portuguesa: Gêneros textuais diversos; leitura e interpretação de textos informativos sobre os assuntos abordados no projeto; entendimento das informações contidas nos rótulos dos alimentos industrializados; produção escrita sobre poluição com agrotóxicos; participação em discussões sobre os assuntos abordados, opinando e expondo seu ponto de vista.
Matemática: Unidades de medidas usadas nas receitas; valor nutricional dos alimentos e interpretação de tabelas.
História: Valor cultural da alimentação (alimentos de origem indígena, africana ou europeia).
Arte: Representação, por meio de desenhos, dos alimentos estudados e confecção da pirâmide alimentar.
Saída de Campo: Visita a uma propriedade rural, onde são cultivados morangos ecológicos/orgânicos.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO XXIII

Diretor
VALERIA BEZUTTI

Turma
4º ANO A e 4º ANO B

Número de alunos
40

Educadores
MARCIA LUIZA RAVANELLO SUSIN e SIMONE RESTELATTO ZANELLA

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Antônio Prado

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ANTONIO PRADO

Apoiadores
EMPRESAS, VOLUNTÁRIOS, ENTIDADES LOCAIS e PAIS.

Assessoria Pedagógica
DIANE SILVA ZARDO
O projeto é muito importante para que as crianças desenvolvam bons hábitos alimentares, o respeito com a natureza e com as pessoas.\nAs crianças precisam ser questionadoras quanto aos alimentos industrializados e seus ingredientes que, na maioria das vezes, não fazem bem à saúde, bem como devem se tornar críticas em relação ao uso incorreto dos agrotóxicos.\nVisando a valorização e o desenvolvimento do gosto por alimentos saudáveis, oferecidos pela família e pela escola (frutas, legumes, cereais...), pretende-se conscientizar os alunos e motivá-los a evitar produtos processados, com aditivos químicos e agrotóxicos, causadores de muitas doenças.
Marcia Luiza Ravanello Susin | Professor(a)