Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Horta: Fonte de alimentação saudável Eu acho o máximo esse projeto, pois podemos por a mão na massa, conhecer melhor esse negócio de horta, de plantar, de cuidar das plantinhas.Com isso podemos relaxar e nos cuidarmos mentalmente. No passeio que fizemos aprendemos a época que podemos plantar cada muda. Também aprendemos que com uma horta em casa temos uma alimentação mais saudável. Este ano também aprendi que existem vários tipos de horta pois eu pensava que existia apenas uma horta, aquela simples que normalmente temos em casa. Mas no final descobri que existem vários tipos.
Yasmin Paulus Bernardy | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Como produzir com qualidade?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no dia 10 de maio na propriedade do Senhor Osvaldo Rech e de Marlene Rech, na localidade de Pitingal, tendo como pergunta exploratória: Como poduzir com qualidade?
Na oportuniddae os alunos esclareceram suas dúvidas e observaram como é o funcionamento de um biodigestor, compreendendo a produção de biogás e adubo orgânico, como é a preparação do solo e dos canteiros para a produção e visualizaram como é produzida as verduras que vem para a merenda escolar, visto que o Sr. Osvaldo é fornecedor de produtos para a merenda escolar do município.
Foi um momento maravilho para os alunos, pois foram extremamente bem recebidos e as dúvidas levantadas foram sanadas além de voltarem motivados para a realização do projeto.


Objetivos

Compreender o processo de produção de hortaliças, ampliando os conhecimentos para que os alunos possam junto as suas famílias produzir alimentos com qualidade, bem como, manter ativa a horta escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, pais e merendeiras da escola, comunidade escolar

Articulação com o currículo

-Introdução do projeto, diálogo com os pais previamente em casa e depois com colegas e professora na escola e produção do cartaz sobre o que sabemos e o que queremos saber sobre a horta.
-Preparo do solo, plantio, e colheita na horta da escola.
-Pesquisas sobre tipos de hortas, técnicas de plantio e manuseio de instrumentos de trabalho na horta.
-Confecção de maquetes e desenhos sobre a horta escolar e a horta de suas residências.
-Oficina culinária com produtos colhidos da horta da escola.
-Pesquisa teórica sobre a relação da alimentação e prática esportiva.
-Palestra com a Nutricionista junto com a turma do 9º ano.
-Elaboração de textos e cartazes sobre a palestra.
-Visita orientada em Hortas da comunidade.


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar da expedição investigativa, no grande grupo debatemos sobre o que viram e ouviram lá, bem como o esclarecimento das perguntas que fizeram ao Sr Osvaldo e Dona Marlene e os novos conhecimentos que adquiriram sobre horta e adubação orgânica. Ficaram muito empolgados para por em prática tudo que aprenderam, tanto em suas casas, quanto na escola.
Em um segundo momento o nome do projeto foi escolhido a partir de um diálogo entre as turmas e quase por unanimidade o título escolhido foi “Horta: Fonte de alimentação saudável”. A partir de agora iremos por em prática os conhecimentos adquiridos e as atividades propostas.



Ficha Técnica
Escola
EMEF. José Rech

Diretor
Cleonice Klotz

Turma
6º ano - 61 e 62

Número de alunos
32

Educadores
Saionara Carlotto da Silva, Felipe Dalberto Claas, Daiane Faller, Marilusa Zuchetto e Ana Paula Rodrigues

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATEDIMENTO DE PASSA SETE

Apoiadores
SMECTDL e SICREDI

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazarolli
Com o projeto da horta as crianças aprenderam a dar mais valor para uma alimentação saudável. A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para uma vida com mais qualidade. Esse contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Na expedição investigativa o entusiasmo dos alunos era visível, ficaram maravilhados com as diversas formas de se viver bem e com qualidade, tanto na cidade quanto no interior. O projeto está atingindo os objetivos propostos.
Saionara Carlotto da Silva | Professor(a)