TUDO O QUE É BOM COMEÇA PELO RESPEITO! - Quem conhece, valoriza e respeita.
Pergunta Exploratória
Qual é o nosso papel, diante da situação atual do nosso meio ambiente?
Expedição Investigativa
Assistir o filme Simpsons – O filme, que aborda vários problemas ambientais associados às ações humanas. Relatório do filme, através de questionamento investigativo, em relação ao meio ambiente e sua preservação.
Objetivos
Compreender o meio ambiente como um todo dinâmico, do qual o ser humano é parte integrante e agente transformador;
Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos diversos ambientes;
Reconhecer situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental, relacionando informações sobre a interferência do ser humano e práticas de preservação;
Formular questionamentos, diagnósticos e propor soluções para problemas ambientais reais;
Valorizar o trabalho coletivo como recurso de ação crítica e cooperativa, para a construção coletiva do conhecimento.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos de 6º Ano do Ensino Fundamental, professores, funcionários, coordenação e direção da escola, Secretaria Municipal de Educação, comunidade local e colaboradores.
Articulação com o currículo
Conscientizar os alunos sobre o tema específico – respeito ao meio ambiente – através de atividades que envolvam leitura e interpretação de textos, elaboração e ilustração de histórias, cartazes e produções textuais (Língua Portuguesa);
Circuito de jogos que refletem problemas ambientais, como: produção e destino correto do lixo, tempo de decomposição dos materiais, reciclagem, importância dos recursos naturais, economia de água e energia (Ciências);
Construção e exposição de objetos com material de sucata (Ciências);
Realizar estudo do meio, através de visitas à Usina de Reciclagem e à Fabrica de Vidros, no município de Ipê, observação in loco, com acompanhamento de profissionais de diferentes áreas (Língua Portuguesa, Ciências e Geografia);
Peça teatral Os Elementos da Natureza, envolvendo os temas abordados no projeto (Ciências e Língua Portuguesa).