Plantar
“ Eu gostei muito do projeto. O que eu mais gostei foi de plantar as flores porque eu gosto de mexer na terra. Nosso jardim ficou mais bonito e a escola também. A cada dia ela vai melhorando mais.
Lucas Bernardi Manfé | aluno(a)
“ Realmente o jardim da escola estava passando despercebido pelas crianças, precisando de uma cara nova, de mais vida. Acreditamos que, assim como nosso filho Caio, todas as crianças que estivera participando deste projeto, se sentiram importantes em preparar o solo, plantar, conscientizar e cuidar do jardim, que ficou um ambiente mais aconchegante para as horas de leitura e recreação. Nos sentimos gratos à escola em poder participar e ajudar neste projeto, pois acreditamos que assim como as plantas, as crianças precisam de oportunidade, cuidados, incentivo, responsabilidade, amor e carinho, tornando-se um agente de mudança para um mundo melhor.
Joacir Marcusso e Elizane Pivetta Marcusso | responsável
Pergunta Exploratória
O que fazer para a escola ficar mais bonita?
Expedição Investigativa
As crianças e a professora saíram para fazer a expedição investigativa no final do dia, onde os pais e outras pessoas que vêm buscar as crianças responderam à pergunta, dizendo que poderiam mudar o jardim.
Objetivos
Valorizar a paisagem da escola, proporcionando um visual mais interessante e agradável para pais, funcionários e alunos que circulam pelo pátio da escola.
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos vários parceiros que nos ajudaram neste projeto, nos mostrando o que poderíamos fazer para mudar o ambiente e para mostrar às crianças a importância de preservar o ambiente e o patrimônio público.
Articulação com o currículo
Elementos do meio ambiente: água, importância para os seres vivos; solo, cuidados, contaminação com o lixo; vegetais, características e diversidade; registro de ideias/significados através de desenhos; Linguagem plástica, percepção da natureza e cotidiano, forma, cor, textura; Medidas: noções de grande, comprido formas geométricas.