Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DA ARTE A POESIA DE HENRIQUE DE ARAGÃO Eu achei muito legal e interessante colaborar com os meus amigos da escola e participar do programa acham o personagem “abelha” bonito e legal, pois lembra União.
Miguel H. O. M. da Silva
MIGUEL HENRIQUE M. DA SUILVA | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que tem nas obras de arte que foi reaproveitado?

Expedição Investigativa

Os alunos do 4º Ano da Escola Sebastião Luiz de Oliveira fizeram um passeio no dia 11 de maio de 2018, até a casa do Artista Henrique de Aragão, onde foram recepcionados pela estagiária de jornalismo Thainá que nos falou sobre as obras e a história de Henrique de Aragão dentro do nosso Município.
Os alunos ficaram encantados com as obras ali expostas e como o Artista aproveitava o que sobrava das outras obras para fazer outros menores.
A casa de arte conta de maneira simples a visão artística de Henrique Aragão, a visita foi feita na sala de estar, quarto de hospedes e em seus aposentos, onde está do jeito que ele deixou sem nenhuma modificação e finalizar ama visita na Biblioteca onde então exposta livros literárias e grandes obras.

Objetivos

LEVAR OS ALUNOS A CONHECER E PERPETUAR AS OBRAS DO ARTISTA IBIPORAENSE HENRIQUE DE ARAGÃO.

Comunidade de Aprendizagem

SHIRLEY JOSÉ FERNANDES

Articulação com o currículo

1- Por que Henrique de Aragão usava muito as formas Geométricas?
(Matemático-Sólidos Geométricos).
2- Em que estado brasileiro Henrique de Aragão trouxe elementos para uma de suas obras mais famosas?
(Ciências - Boas e maus condutores de Energia).
Língua Portuguesa – Poemas e produção de texto. COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM.
3- Em Londrina, qual obra é a mais famosa?
(Geografia – Limites /Ibiporã).
4- Representação das obras de Henrique de Aragão.
(Artes- representação com desenhos).
5- O que é um Teatro Grego?
(História / Língua Portuguesa – Interpretação textual).
6- Em que estado nasceu Henrique Aragão?
(Geografia e História – Imigração).
7- Existem obras dele em outros países?
(Língua Portuguesa / Geografia Interpretação textual, mapas).
8- O que ele utilizava para fazer suas obras?
(Geografia / Ciências Extrativismo). COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
9- Qual de suas obras representava a água? ( Ciências– conteúdo ).


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL SEBASTIAO LUIZ DE OLIVEIRA

Turma
4º ANO

Número de alunos
23

Educadores
LUZIA APARECIDA MARTINS ARAUJO
CLEA CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA

Estado
Paraná

Município
Ibiporã

Cooperativa
SICREDI UNIÃO PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIPORA

Apoiadores
SHIRLEY JOSE FERNANDES
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE CULTURA
RADIO ALTERNATIVA

Com constantes desafios que a Educação enfrenta, principalmente em levar alunos pais e comunidade a se envolverem em ações que visem o desenvolvimento global dos alunos em busca de formar cidadãos capazes de apreciar os conceitos de cooperação, de amizade, de preservação da cultura de nossa cidade, o Sicredi proporcionou a todos nós, sistematizar e estimular a arte através do Programa União faz a Vida.
Professora da turma Luzia
LUZIA APARECIDA MARTINS ARAUJO | Professor(a)