NATUREZA, NOSSO BEM MAIOR: DESCOBRINDO A NATUREZA
Pergunta Exploratória
Vocês gostam de frutas? Quais? Vocês tem em casa?
Expedição Investigativa
Inicialmente, foi realizada uma roda de conversa com os alunos, explicamos que faríamos um passeio aos redores da escola e que seria um passeio de observação. Durante o passeio conversamos sobre: se gostam de frutas, quais frutas, se os pais plantam estas frutas, se compram frutas, se a escola tem espaço para plantar frutíferas.
Objetivos
Despertar o interesse da criança para a valorização e os cuidados com os recursos naturais como a água, através do contato com as plantas e observação da germinação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, funcionárias e pais.
Articulação com o currículo
Linguagens: Literatura, jogos e brincadeiras de roda; colagens, modelagem, desenho, pintura e recorte; dramatização de música; escolha do nome da plantinha pela turma.
Ciências da Natureza: Observação e registro da germinação das plantinhas e do boneco ecológico. importância da água para os seres vivos.
Matemática: Percepção visual, estruturação espaço temporal; relação espacial, direção e sentido; números e quantidades; noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas; reconhecimento e valorização dos números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
Ensino Religioso: Solidariedade entre os alunos; relação nos diferentes ambientes, participação, interação, cooperação.
Ciências Humanas: Observação e preservação do meio ambiente; cuidados com a água; separação do lixo.