Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

O leite e sua importância nutritiva e econômica.
Pergunta Exploratória

Como funciona a atividade leiteira?

Expedição Investigativa

A propriedade visitada foi da Família Souza, que além do cultivo de soja e fumo atuam com a atividade leiteira. Além dos proprietários estava presente o técnico agrícola da Emater Tiago Gervasoni. A família e o técnico prepararam uma excelente recepção, onde mostraram todo o processo realizado, desde a alimentação, retirada do leite, higiene, armazenamento e destino.
Na propriedade têm 20 vacas, mas no momento 10 estão sendo ordenhadas. São produzidos em torno de 200 litros de leite por dia, este leite é recolhido a cada 2 dias e vai para o município de Espumoso sendo utilizado na fabricação de queijo.
Os alunos ficaram realizados com a visita, foi um momento onde tiraram suas dúvidas. Além da troca de informação foi servido queijo aos alunos para degustação. A expedição foi além das expectativas tanto para os alunos quanto para as professores, pois foi uma tarde muito produtiva.

Objetivos

Reconhecer a importância do leite para o consumo humano, identificando seu valor nutricional e econômico, bem como o beneficiamento de seus derivados.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, EMATER, comunidade.

Articulação com o currículo

-Assistir vídeos, produzir textos e ilustrações sobre o tema.
-Construção de gráficos
-Entrevista com as famílias sobre a produção leiteira.
-Pesquisa e Produção de iogurte natural.
-Resgatar receitas a base de leite para confeccionar caderno de receitas da turma.
-Pesquisar sobre a tributação que incide nos NF dos produtores rurais.
-Viagem de estudos para conhecer empresa de laticínios.
-Histórias matemáticas sobre o tema.
-Praticar e produzir receitas para coquetel.


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao retornar da expedição investigativa foram realizadas rodas de conversas onde os alunos falaram sobre a realização com a visita, pois ficaram estimulados em aprender novas receitas e produzir o Kefir.
Houveram neste momento muitas trocas de ideias, ficando o registro da expedição por conta de desenhos e produções textuais.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Carmen Lisboa Trindade

Turma
5º Anos A e B

Número de alunos
32

Educadores
Andréa Nepomuceno de Oliveira e Marieli Seibert Cremonese.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Passa Sete

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SOBRADINHO

Apoiadores
PUFV e SMECTDL

Assessoria Pedagógica
Micheli Cazaroli
Através da realização do projeto União Faz a Vida percebemos que quando o assunto é do interesse dos alunos as atividades são prazerosas. É um momento que se aprende saindo da rotina, aliando atividades diversificadas ao processo de ensino e aprendizagem.
Andréa Nepomucemo e Marieli Seibert Cremonese | Professor(a)