Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

NATUREZA, NOSSO BEM MAIOR: POMAR NA ESCOLA
Pergunta Exploratória

Que tipo de frutas são cultivadas no pomar de casa e arredores?

Expedição Investigativa

Numa roda de conversa foi questionado os alunos sobre plantas frutíferas: Existe pomar em sua casa? O que a família faz com as frutas do pomar de casa? Quais as vantagens de ter um pomar em casa? Existe espaço na propriedade para um pomar? Na escola existe espaço para um pomar? Quais as plantas frutíferas encontradas no terreno da escola e o que mais é cultivado?

Objetivos

Despertar no aluno e sua família a conscientização da importância de cultivar produtos através da Agricultura Familiar Sustentável; Incentivar o aluno a valorizar o meio ambiente possibilitando uma vida mais saudável; Aproveitar os espaços aonde o aluno está inserido para o cultivo de produtos saudáveis.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, equipe diretiva, funcionários e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Plantio e cuidado com flores ao redor da escola. Interpretação de textos relacionados ao meio ambiente. Relatório do plantio das mudas frutíferas.
CIÊNCIAS DA NATUREZA: Questionário envolvendo as famílias dos alunos. Visitas ao terreno da escola. Confecção de cartazes das oficinas oferecidas pela Escola Família Agrícola. Retirada de adubos da composteira. Plantio e cuidados das hortaliças e temperos. Pesquisa sobre os produtos orgânicos.
CIÊNCIAS HUMANAS: Cartazes com o levantamento do questionário envolvendo as famílias dos alunos.
Palestras: equipe da Emater; agricultura orgânica e convencional. Pesquisa e apresentação através de slides sobre a história e as consequências dos agrotóxicos para o meio ambiente.
ENSINO RELIGIOSO: Caminhada ecológica observando as plantas frutíferas cultivadas pelos moradores.
MATEMÁTICA: Relatórios sobre as visitas realizadas pelos alunos. Cuidado, limpeza e visitações ao pomar da escola observando as etapas do desenvolvimento;


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NARCISO VERZA

Diretor
CARLETE CARRA

Turma
6°, 7º, 8º e 9º Anos

Número de alunos
34

Educadores
CELIANE CARRA VEADRIGO, ISAUREMA FRANCISCA DA SILVA SÁ, MARCELO SEBAJE CASADO, MARILENA LOURENÇO OLIVEIRA, MIRELA CAMANA PASINATTO, NEURI PANISSON SCOLARO, RAFAEL RICARDO BERGHAHN, DERLI BRUNETTO DELAZARI e CLEUCIR PAIM GOLIN.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Antônio Prado

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ANTONIO PRADO

Apoiadores
SICREDI, EMATER, ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, VOLMIR FORLIN, PAIS E COMUNIDADE EM GERAL.

Assessoria Pedagógica
DIANE SILVA ZARDO
O presente projeto visa o conhecimento e a conscientização dos alunos para uma agricultura familiar sustentável, estimulando o aluno a assumir responsabilidades quanto à preservação do meio ambiente, sua identidade, nunca esquecendo quem ele é, de onde veio, para que ocorra mudanças de hábito.
Neuri Panisson Scolaro | Professor(a)