Colorindo com flores nosso Cmei
“ Minha filha fico entusiasmada em fazer um jardim na nossa casa depois deste projeto, ela até plantou uma flor nos pedriscos, onde ela vê uma flor diferente quer levar uma muda.
Marcia Cristina Bilck | responsável
Pergunta Exploratória
O que falta para colorir a entrada do Cmei Girassol?
Expedição Investigativa
O projeto teve início com os passeios realizados pela professora juntamente com os alunos nas proximidades do cmei onde eles observaram os jardins das casas durante os passeios e que eram floridos com muitas folhagens, surgindo assim a pergunta; O que falta para colorir a entrado do cmei Girassol? E com isso o projeto veio de encontro com a necessidade de se fazer alguma coisa para transformar a entrada para deixar alegre e bonito.
Objetivos
O projeto tem por objetivo estimular os alunos a preservação e manutenção levando as crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso ambiente coletivo experimentando e conhecendo a função da terra e da água na vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, proporcionando aos alunos possibilidades concretas de desenvolverem suas habilidades criativas na execução do jardim e contribuir na formação de preservação do meio ambiente, aguçando neles o prazer de trabalhar em grupo e para o bem da sociedade a qual estão inseridos.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores e comunidade local que colaborou para que o projeto se realizasse.
Articulação com o currículo
Com o eixo de Corpo e Movimento foi trabalhado a Consciência Corporal com coordenação óculo manual através da manipulação de objetos, cores e formas tocando deslocando, superpondo encaixando e montando; Linguagem Musical com gêneros musicais infantis, desenvolvendo a memória musical através de cantigas. No eixo de Conhecimento do Meio Ambiente Físico Social e Cultural foi trabalhado Elementos do meio ambiente com os vegetais através de observação conversação; No eixo de Intercomunicação e Linguagem, momentos de prática de leitura pelo professor de diferentes histórias infantis; Na linguagem Plástica com a Percepção da natureza: cor, forma e textura.