Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Colorindo com flores nosso Cmei Minha filha fico entusiasmada em fazer um jardim na nossa casa depois deste projeto, ela até plantou uma flor nos pedriscos, onde ela vê uma flor diferente quer levar uma muda.
Marcia Cristina Bilck | responsável
Pergunta Exploratória

O que falta para colorir a entrada do Cmei Girassol?

Expedição Investigativa

O projeto teve início com os passeios realizados pela professora juntamente com os alunos nas proximidades do cmei onde eles observaram os jardins das casas durante os passeios e que eram floridos com muitas folhagens, surgindo assim a pergunta; O que falta para colorir a entrado do cmei Girassol? E com isso o projeto veio de encontro com a necessidade de se fazer alguma coisa para transformar a entrada para deixar alegre e bonito.

Objetivos

O projeto tem por objetivo estimular os alunos a preservação e manutenção levando as crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso ambiente coletivo experimentando e conhecendo a função da terra e da água na vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, proporcionando aos alunos possibilidades concretas de desenvolverem suas habilidades criativas na execução do jardim e contribuir na formação de preservação do meio ambiente, aguçando neles o prazer de trabalhar em grupo e para o bem da sociedade a qual estão inseridos.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores e comunidade local que colaborou para que o projeto se realizasse.

Articulação com o currículo

Com o eixo de Corpo e Movimento foi trabalhado a Consciência Corporal com coordenação óculo manual através da manipulação de objetos, cores e formas tocando deslocando, superpondo encaixando e montando; Linguagem Musical com gêneros musicais infantis, desenvolvendo a memória musical através de cantigas. No eixo de Conhecimento do Meio Ambiente Físico Social e Cultural foi trabalhado Elementos do meio ambiente com os vegetais através de observação conversação; No eixo de Intercomunicação e Linguagem, momentos de prática de leitura pelo professor de diferentes histórias infantis; Na linguagem Plástica com a Percepção da natureza: cor, forma e textura.


Ficha Técnica
Escola
Cmei Girassol

Diretor
Aide Mari Pasqualotto

Turma
Infantil 3

Número de alunos
17

Educadores
Ângela Welke Bueno, Samira Cristina da Silva, Joana Zonta.

Estado
Paraná

Município
Palotina

Cooperativa
SICREDI VALE DO PIQUIRI ABCD PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PALOTINA

Apoiadores
Aparecido Fernandes Bueno, Lenir Mocellin, Marco Aurélio Laurindo, Mara Cristina Artmann.

Assessoria Pedagógica
Norma Frost, Maria regina Varollo
Trabalhar com o projeto é gratificante, pois as crianças aprendem de uma forma mais leve os conteúdos que envolve todo o currículo, e é uma forma de deixarmos boas lembranças nos alunos com atividades diferenciadas do seu dia a dia permitindo um conhecimento do cooperativismo, onde temos que trabalhar em equipe para transformar nosso mundo melhor.
Maria Vargas | Professor(a)