NATUREZA, NOSSO BEM MAIOR: CUIDANDO DA NATUREZA
Pergunta Exploratória
Ter horta em sua casa? quem cuida? o que nela é plantado? ...
Expedição Investigativa
Inicialmente, foi realizada uma roda de conversa com os alunos. Logo após foi realizado um passeio próximo a escola para observação. Então lá conversamos sobre: se gostam de frutas, quais frutas, se os pais plantam estas frutas, se compram frutas, a escola tem espaço para plantar frutíferas.
Objetivos
Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer técnicas de cultura orgânica; Conscientizar sobre a importância do valor nutritivo dos frutos; Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; Buscar informações em diferentes fontes de dados (principalmente com pais e avós) para propor avanços a desenvolvimento de técnicas; Analisar e refletir sobre prejuízos dos desperdícios alimentares; Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde. Despertar nas crianças o interesse pela reciclagem do lixo orgânico da escola, demonstrando seus benefícios e como isso contribui para a preservação do meio ambiente.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, funcionárias e pais.
Articulação com o currículo
LINGUAGENS: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir da leitura, interpretação e produção textual de várias tipologias textuais como: poesias, tirinhas, histórias em quadrinho, textos informativos, gravuras, pesquisas, vídeos e visitas a Efaserra (Escola Família Agrícola) de Caxias do Sul.
CIÊNCIAS DA NATUREZA:Tipos de lixos; tempo de decomposição; coleta seletiva, reciclagem, redução e reutilização de lixo; solo e erosão; a importância da água e cuidados com o meio ambiente.
CIÊNCIAS HUMANAS: Ilustrações; confecção de painéis, maquetes e cartazes; confecção da horta aérea com materiais recicláveis.
MATEMÁTICA: Contagem e histórias matemáticas; desafios matemáticos; jogos matemáticos.
ENSINO RELIGIOSO: Conscientização do amor pela terra e pela suas origens; preservação do meio em que vive; colaboração; solidariedade entre os alunos; relação nos diferentes ambientes, participação, interação, cooperação.