Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

NATUREZA, NOSSO BEM MAIOR: CUIDANDO DA NATUREZA
Pergunta Exploratória

Ter horta em sua casa? quem cuida? o que nela é plantado? ...

Expedição Investigativa

Inicialmente, foi realizada uma roda de conversa com os alunos. Logo após foi realizado um passeio próximo a escola para observação. Então lá conversamos sobre: se gostam de frutas, quais frutas, se os pais plantam estas frutas, se compram frutas, a escola tem espaço para plantar frutíferas.

Objetivos

Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo; Identificar técnicas de manuseio do solo e manuseio sadio dos vegetais; Conhecer técnicas de cultura orgânica; Conscientizar sobre a importância do valor nutritivo dos frutos; Compreender a relação entre solo, água e nutrientes; Buscar informações em diferentes fontes de dados (principalmente com pais e avós) para propor avanços a desenvolvimento de técnicas; Analisar e refletir sobre prejuízos dos desperdícios alimentares; Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde. Despertar nas crianças o interesse pela reciclagem do lixo orgânico da escola, demonstrando seus benefícios e como isso contribui para a preservação do meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, direção, funcionárias e pais.

Articulação com o currículo

LINGUAGENS: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir da leitura, interpretação e produção textual de várias tipologias textuais como: poesias, tirinhas, histórias em quadrinho, textos informativos, gravuras, pesquisas, vídeos e visitas a Efaserra (Escola Família Agrícola) de Caxias do Sul.
CIÊNCIAS DA NATUREZA:Tipos de lixos; tempo de decomposição; coleta seletiva, reciclagem, redução e reutilização de lixo; solo e erosão; a importância da água e cuidados com o meio ambiente.
CIÊNCIAS HUMANAS: Ilustrações; confecção de painéis, maquetes e cartazes; confecção da horta aérea com materiais recicláveis.
MATEMÁTICA: Contagem e histórias matemáticas; desafios matemáticos; jogos matemáticos.
ENSINO RELIGIOSO: Conscientização do amor pela terra e pela suas origens; preservação do meio em que vive; colaboração; solidariedade entre os alunos; relação nos diferentes ambientes, participação, interação, cooperação.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NARCISO VERZA

Diretor
CARLETE CARRA

Turma
4º E 5º ANOS

Número de alunos
16

Educadores
MARILENA LOURENÇO OLIVEIRA

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Antônio Prado

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ANTONIO PRADO

Apoiadores
EMATER, PAIS E COMUNIDADE EM GERAL

Assessoria Pedagógica
DIANE SILVA ZARDO
Hoje até mesmo as crianças e adolescentes do campo no ambiente externo a escola normalmente estão em frente à televisão, vídeo games e computadores, não tendo mais o contato direto com o meio ambiente.\nDesta forma se faz necessário resgatar esse contato através da observação e manuseio de hortas e pomares em casa e na escola. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável, que pode ser adquirida através da produção do homem do campo. Através deste projeto os alunos tiveram a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprendeu na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para a vida.
Marilena Lourenço Oliveira | Professor(a)